Make your own free website on Tripod.com
Molhos

  Molho de Camarão
  Molho de Tomate
  Molho Golfe
  Molho Gorgonzola
  Molho Madeira
  Molho Tártaro
  Molho Vinagrete





Molho de Camarão:
Ingredientes:
1 colher, das de sopa, de manteiga fresca; 1 colher, das de sopa, de maisena; Leite; 1 Gema de ovo Camarões cozidos.

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma colher de manteiga e outra de maisena. Misture e, assim que ferver, junte leite e uma gema. Pronto o molho, adicione-lhe uma boa quantidade de camarões já cozidos.

Nota: Ideal para despejar sobre um peixe assado.




Molho de Tomate:
Ingredientes:
2 kg de tomates bem maduros; 1 lata média de massa de tomate; 3 cebolas picadas; 6 cubos de caldo de carne; 1 xícara de catchup; 2 xícaras de óleo; 1 colher, das de sopa, de açúcar; 1 xícara de cheiro verde picadinho; 2 litros de água; Pimenta-do-Reino.

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador, com exceção do óleo, o caldo de carne, a massa de tomate e a água. Coe os tomates numa peneira e reserve.
Numa panela funda, ponha o óleo para esquentar. Quando estiver bem quente, junte o que foi batido no liquidificador mais o resto dos ingredientes, como os caldos de carne e a massa de tomate. Deixe ferver um pouco e, quando começar a grudar no fundo junte a água e deixe até engrossar bem. Retire do fogo, espere esfriar e despeje em vidro bem limpo e enxuto, colocando por cima um dedo de óleo. Guarde na geladeira. Antes de usá-lo acrescente mais água, fervendo-o até que fique bem grosso.




Molho Golfe:
Ingredientes:
1/2 colher, das de chá, de mostarda (opcional); 1/2 xícara, das de chá, de maionese; 1/2 xícara, das de chá, de catchup; 1/2 xícara, das de chá, de creme de leite, espesso; 25 ml de conhaque; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes, até conseguir uma mistura homogênea e retifique o tempero de acordo com o seu paladar.




Molho Gorgonzola:
Ingredientes:
150 gr de queijo tipo gorgonzola; 1 xícara, das de chá, de creme de leite, espesso; 1 colher, das de sopa, de manteiga derretida.

Modo de Preparo:
Amasse com um garfo ou bata todos os ingredientes no liquidificador.




Molho Madeira:
Ingredientes:
2 colheres, das de sopa, de manteiga; 1 colher, das de sobremesa, rasa, de farinha de trigo; 1 1/2 xícaras, das de chá, de molho de carne assada bem quente; 1 cálice de vinho madeira; 1/2 xícara, das de chá, de cogumelos picados.

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma colher, das de sopa, de manteiga e, quando estiver derretida, polvilhe a farinha de deixe-a corar bem, mexendo sempre. Acrescente-lhe o molho de carne, pouco a pouco, mexendo bem após cada adição. Em seguida, junte os cogumelos e o vinho Madeira, deixando ferver em fogo brando. Em separado, derreta a colher de manteiga que sobrou em fogo lento e deixe-a fritar, mexendo sempre até ficar escura. Adicione essa manteiga no molho que preparou, verifique se está bom de sal e pimenta (o molho de carne tem temperos) e, se precisar, adicione um pouco mais.
Sirva acompanhando carnes, filés grelhados e rosbife.




Molho Tártaro:
Ingredientes:
1 xícara de maionese; 1 colherinha de limão; 1 colher, das de sopa, de mostarda; 2 colheres, das de sopa, de catchup; 1 colher, das de sopa, de cheiro verde; 1 colher, das de sopa, de cebola ralada; 1 colherinha de pimenta-do-reino; Sal.

Modo de Preparo:
Misturar tudo.
É ótimo para certo tipo de salada e peixe frito.




Molho Vinagrete:
Ingredientes:
1 colher, das de sopa, de vinagre branco; 1/4 de colher, das de chá, de sal; 1 pitada de pimenta-do-reino branca; 3 colheres, das de sopa, de azeite de oliva.

Modo de Preparo:
Misture o sal e a pimenta ao vinagre e junte o azeite, batendo bem com garfo para misturar.