Make your own free website on Tripod.com
Conservas

  Picles 1
  Picles 2
  Picles 3
  Berinjela à Italiana
  Cebolinha
  Pepinos
  Pimenta
  Sardinha





Picles 1:

- Ferver os legumes em vinagre branco (não usar outro tipo) até quase amaciar.
- Escorrer o vinagre e colocar os legumes arrumados no vidro.
- Em cima, colocar mais ou menos 2 colheres de sal e 1 colher de açúcar, completar com vinagre branco.
- Pode-se colocar uma pimenta-do-reino.




Picles 2:
Ingredientes:
2 cenouras
1/2 couve-flor
2 pepinos
2 pimentões vermelhos
1 cebola grande
5 dentes de alho
Orégano a gosto
3 colheres de sopa cheias de sal
1 colher de sopa cheia de açúcar
750ml de vinagre de álcool
1,5l de água fervida e fria

Modo de preparo:
Lave bem 5 vidros grandes e deixe-os sobre um pano com as bocas viradas para baixo.

Corte a cenoura em tiras, a couve-flor em buquês e o pepino em pedaços não muito pequenos.
Corte a cebola em rodelas e o pimentão em tiras. Descasque os dentes de alho, deixando-os inteiros.

À parte, misture o vinagre com a água, o sal e o açúcar. Arrume tudo nos vidros, com um pouco de orégano em cada um. Complete bem com o líquido preparado. Coloque os vidros em panela forrada com pano ou grade de metal. Coloque água na panela até atingir a metade dos vidros e coloque as tampas, sem rosquear. Deixe ferver por 10 minutos. Feche os vidros e coloque mais água fervente na panela até que cubra totalmente os vidros. Ferva por 40 minutos.

Retire a panela do fogo, coloque inclinada na pia e deixe escorrer água fria dentro dela, mas não diretamente nos vidros, para resfriá-los, até ficarem mornos.

Etiquete com as datas de fabricação e de validade.

Dicas: Os picles conservam-se por até 1 ano. Use-os somente após 15 dias da data de fabricação.




Picles 3:
Ingredientes:
½ couve-flor cortada em buquês
½ repolho em pedaços
4 cenouras raspadas e cortadas em tiras grossas
2 chuchus descascados e cortados em tiras
3 pepinos finos cortados em tiras
3 pimentões sem sementes, cortados em tiras
2 colheres (sopa) de sal
2 dentes de alho
1 cebola
1 maço de dill (endro)
5 grãos de pimenta
1 colher (café) de mostarda
1 talo de aipo (salsão)

Modo de Preparo
Lave os legumes cortados. Ferva 2 litros de água e coloque, aos poucos, os legumes com exceção do pepino. Deixe ferver 2 minutos e retire-os com uma escumadeira. Coloque numa tigela funda que comporte tudo. Acrescente o sal e os legumes intercalando com o alho, a cebola, o dill, a pimenta, a mostarda e o aipo. Cubra até em cima com água e vinagre na proporção de 2 copos de água para cada copo de vinagre. Quando esfriar, acondicione em vidros apropriados e mantenha durante 24 horas em temperatura ambiente. Depois leve à geladeira. É gostoso e fácil de preparar.




Berinjela à Italiana:
Ingredientes:
1 kg de berinjelas pequenas; 2 copos de azeite; 1 copo de vinagre branco; 20 cebolinhas em conserva; 100gr de azeitonas pretas; 1 colher das de chá de pimenta do reino moída na hora; 6 dentes de alho; 1 folha de louro; Sal; Orégano.

Modo de Preparo:
Lave as berinjelas, corte em fatias e deixe de molho em água e sal por 12 horas, depois escorra bem, afervente em nova água com sal e o louro, torna a escorrer e deixe esfriar.
Arrume numa panela camadas de berinjelas, dê azeite com vinagre, de cebolinhas e azeitonas inteiras, polvilhe com orégano e pimenta do reino. Leve ao fogo brando e deixe ferver com a panela tampada, até o vinagre evaporar e ficar só o azeite. Deixe esfriar, arrume num pirex, tampe e leve a geladeira.
Comece a servir depois de 4 ou 5 dias.




Cebolinha:
Ingredientes:
1 kg de cebolinhas brancas; 2 folhas de louro; 2 cravos da Índia; 1 litro de vinagre; Sal; Azeite.

Modo de Preparo:
Tire apenas a casca fina das cebolas, lave bem e coloque em uma panela com uma folha de louro e os cravos. Cubra-os com água fervente e leve ao fogo, deixando ferver por uns 5 minutos. Depois escoa e ponha para esfriar em bastante água fresca. Quando estiverem frias, enxugue uma por uma em guardanapo rigorosamente limpo. Coloque na panela o vinagre, o louro e uma colher de sobremesa de sal, deixe ferver e retire. Arrume as cebolas em vidro de boca larga e despeje por cima o vinagre fervente. Ponha um pouco de azeite e deixe em lugar fresco.




Pepinos:
Ingredientes:
Pepinos pequenos; Sal; Vinagre; Pimenta-do-reino em grãos; Alecrim; Alho.

Modo de Preparo:
Coloque os pepinos bem limpos num pano de cozinha, despeje sal e embrulhe-os no pano. Com as mãos, esfregue os pepinos contra o pano, fazendo com que eles percam a aspereza natural da casca.
Coloque-os em seguida num outro pano e deixe-os enxugar. Ferva o vinagre. Coloque os pepinos numa vasilha e junte o vinagre quente, que deverá cobrir os pepinos completamente. Deixe macerando até o dia seguinte.
No dia seguinte, os pepinos apresentarão uma cor amarelo-esverdeada. Retire o vinagre, passe-o num coador e leve-o ao fogo para ferver. Logo que comece a ferver, tire-o do fogo e despeje-o novamente sobre os pepinos, que retomarão, em parte, a cor verde. Coloque então os pepinos no recipiente já esterilizado, acrescente alguns grãos de pimenta, alecrim, alho (facultativo) e o vinagre fervido. Quando esfriar completamente, tampe o vidro. Deixe passar pelo menos uma semana antes de usar a conserva.




Pimenta:
Ingredientes:
250 gr de pimenta malagueta; 1/2 xícara de vinagre; 2 xícaras de azeite.

Modo de Preparo:
Retire os cabinhos das pimentas, lave, enxugue, ponha em uma vasilha e deite, sobre elas, o vinagre fervente. Deixe esfriar e ponha tudo em um vidro esterilizado. Cubra com o azeite, feche bem o vidro e utilize depois de 15 dias.




Sardinha:
Ingredientes:
1 kg de sardinha; 1 xícara de azeite; 1/2 kg de tomate; 2 colheres de sopa de limão; 1 dente de alho; 1 folha de louro; Salsa, cebolinha e coentro.

Modo de Preparo:
Tirar as cabeças das sardinhas. Passar os outros ingredientes no liquidificador. Colocar tudo na panela de pressão, com as sardinhas em camadas, por 40 minutos. Deixar esfriar e colocar na geladeira.