Make your own free website on Tripod.com
Sopas e Cremes

  Brodo
  Caldo de Feijão
  Caldo Verde
  Creme de Alface
  Creme de Tomate
  Creme Parmentier
  Minestrone
  Sopa de Cebola
  Sopa de Siri
  Sopa Pavesa





Brodo:
Ingredientes:
3 pedaços, de mais ou menos 5 cm, de osso de boi com o tutano; 1 carcaça de frango (ou, preferivelmente, 4 asas e 2 pés, para ficar mais magro); 2 talos de salsão; 2 ramos de salsinha; 1 cebola inteira, bem lavada, com a casca; 1 cenoura média, cortada em rodelas; 3 ramos de cebolinha verde; 10 grãos inteiros, sem moer, de pimenta-do-reino branca; 1/2 kg de músculo magro cortado em pedaços; 3 litros de água.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa panela grande. Cozinhe durante 3 horas no fogo bem baixo. Vá retirando a gordura que se forma à superfície. Pode-se colocar também 1 ovo inteiro, com casca, que vai ajudar a limpar o caldo. Coe numa peneira e deixe esfriar. Depois de 2 horas, coe de novo, num pedaço de pano.

Rendimento: 7 xícaras de chá.




Caldo de Feijão:
Ingredientes:
500g de feijão cozido e batido no liquidificador; 02 cebolas cortadas em cubos; 500g de lingüiça sem defumada cortada em cubos; 250g de bacon cortados em cubos; 250g de torresmo frito e cortado em cubos; 01 molho de cebolinha cortada finamente; 08 ovos cozidos e picadinhos; Sal e pimenta malagueta para temperar.

Modo de Preparo:
Refogar o bacon na panela, a lingüiça, a cebola e juntar o feijão. Deixar ferver por alguns minutos, temperar a gosto e servir acompanhado do torresmo, a cebolinha e o ovo cozido.




Caldo Verde:
Ingredientes:
250 gr de couve-manteiga; 1 1/2 litro de água; 1/2 colher, das de sopa, de sal; 1 kg de batata; 1 cebola cortada em quatro; 1 dente de alho cortado em dois; 150 ml de azeite de oliva; 12 fatias finas de chouriço.

Modo de Preparo:
Prepare a couve. Retire os talos, faça um rolo, como de fosse um "charuto" e corte bem fininho. Reserve. Cozinhe em água com sal as batatas descascadas, a cebola, o alho, a metade do azeite de oliva. Deixe esfriar, leve ao liquidificador e bata bem. Volte ao fogo. Acrescente o que sobrou do azeite. Quando começar a engrossar, 10 minutos antes de servir, aumente o fogo e junte a couve. Quando a couve estiver no ponto, verifique o tempero e junte às fatias de chouriço e sirva.
Receita para 4 a 6 pessoas.




Creme de Alface:
Ingredientes:
2 pés de alface; 1 colher, das de sopa, de farinha de trigo; 1 colher, das de chá, de manteiga ou margarina; 1 1/2 litro de caldo de galinha; 3 colheres, das de sopa, de queijo parmesão ralado; 1 cebola; 1/2 xícara de leite; Pimenta-do-reino; Sal.

Modo de Preparo:
Corte a cebola em rodelas e deixe-a de molho em água fria com sal durante 1/2 hora.
Lave e corte a alface em tiras largas de mais ou menos 1 centímetro.
Leve uma panela ao fogo, acrescente a cebola e o leite e cozinhe um pouco. Junte então o caldo e deixe ferver. À parte, aqueça a manteiga ou margarina, junte a farinha de trigo, sal e pimenta e leve ao fogo até que a farinha doure levemente, mexendo sempre. Adicione então 1 concha de caldo fervente e mexa sem parar até que fique um molho bem liso. Acrescente então o restante do caldo, a alface e o queijo ralado. Mexa bem e sirva.




Creme de Tomate:
Ingredientes:
1 kg de tomates maduros; 50 gr de farinha de trigo; 75 gr de manteiga ou margarina; 1 litro de leite; 1/4 litro de caldo; Sal.

Modo de Preparo:
Prepare um molho branco da seguinte forma: Derreta 50 gr de manteiga ou margarina, junte a farinha de trigo e mexe bem com uma colher de pau. Adicione aos poucos o leite quente e o sal e deixe cozinhar até engrossar bem o molho.
Mergulhe os tomates durante 1 minuto na água fervendo, para tirar-lhes a pele, e passe-os pela peneira. Adicione-os ao caldo junto com o molho branco. Deixe cozinhar durante 30 minutos, mexendo de vez em quando. Passe pela peneira e acrescente a manteiga ou margarina restante. Este prato pode ser servido com arroz.




Creme Parmentier:
Ingredientes:
800 gr de batata; 90 gr de manteiga ou margarina; 1/2 litro de leite; 1 litro de caldo; 1 alho porro; 2 ovos; Pão de forma; Pimenta-do-reino; Sal.

Modo de Preparo:
Corte o alho porro em rodelas e frite-as com 30 gr de manteiga ou margarina. Acrescente as batatas descascadas e em quadrados pequenos. Adicione o caldo e o leite, bem quentes, e mexe com uma colher de pau. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe ferver em fogo brando, até que as batatas desmanchem. Passe pela peneira, acrescente 2 gemas e 40 gr de manteiga ou margarina. Deixe o creme em banho-maria até o momento de levar à massa. Sirva com o pão de forma cortado em quadradinhos e fritos no restante da manteiga ou margarina, ou com a salsa bem picada.




Minestrone:
Ingredientes:
250 gr de repolho; 100 gr de abobrinhas; 1 lata de ervilhas; 100 gr de batatas; 100 gr de macarrão; 50 gr de cenouras; 50 gr de cebolas; 100 gr de feijão; 150 gr de tomates; 50 gr de toucinho; 40 gr de parmesão; 1 talo de aipo; 5 folhas de manjericão; 2 dentes de alho; 4 colheres, das de sopa, de azeite; Salsa a gosto; Sal; Pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:
Deixe o feijão de molho na véspera. Cozinhe-o durante 1 1/2 h. Adicione então as batatas, as cenouras, os tomates sem pele sem sementes, metade do toucinho e o aipo, tudo cortado em pedaços pequenos. Cozinhe durante mais 1/2 hora. À parte, prepare um refogado com a salsa, o manjericão, o alho e o restante do toucinho, tudo bem picado. Quando estiver pronto, adicione-o à panela. Acrescente o repolho cortado fino e cozinhe mais 10 minutos. Por último, junte o macarrão e as ervilhas e deixe no fogo mais 20 minutos. Sirva com queijo ralado. O minestrone também se come frio nos dias de calor.




Sopa de Cebola:
Ingredientes:
1 pão tipo bengala; 4 cebolas; 60 gr de queijo parmesão ralado; 3/4 litro de caldo de carne; 1 copo de vinho branco seco; 1 colher, das de chá, de farinha de trigo; 70 gr de manteiga ou margarina; Óleo; Sal; Pimenta-do-reino.

Modo de Preparo:
O caldo pode ser feito com 2 tabletes preparados conforme as instruções da embalagem.
Corte o pão em fatias e frite-as em 25 gr de manteiga ou margarina e algumas colheres (de sopa) de óleo.
Descasque e corte em fatias finas e refogue-as no restante da manteiga ou margarina. Quando as cebolas estiverem bem macias, adicione a farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau. Junte o caldo aos poucos e por último o vinho, e deixe ferver por alguns minutos. Verifique o tempero e, se precisar, adicione sal e um pouco de pimenta.
Despeje a sopa numa fôrma refratária, acrescente as fatias de pão e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno por 10 minutos e sirva bem quente.
Se quiser, substitua o vinho por mais caldo de carne.
Esta receita é para 4 pessoas.




Sopa de Siri:
Ingredientes:
200 gr de carne de siri cozida e limpa; 1 litro de caldo de peixe; 2 colheres, das de sopa, de salsa picada bem fininha; 4 colheres, das de sopa, de arroz cozido; 6 colheres, das de sopa, de ervilhas cozidas (ou em lata); Sal; Pimenta-do-reino branca; Molho de pimenta; Suco de limão.

Modo de Preparo:
Examine a carne de siri para separar eventuais resíduos de casca que tenham passado despercebidos. Aqueça o caldo de peixe até abrir fervura. Junte a salsa, o arroz e a ervilha e cozinhe em fogo baixo por 1 minuto. Acrescente, então, a carne de siri e tire imediatamente do fogo. Tempere a sopa com sal e pimenta, acrescentando o molho de pimenta e o suco de limão a gosto. Sirva em seguida.

Nota: Rendimento para 4 pessoas.




Sopa Pavesa:
Ingredientes:
4 ovos; 1 1/2 litro de caldo de carne ou galinha; 12 fatias finas de pão torrado; Queijo parmesão ralado; Pimenta-do-Reino; Manteiga ou margarina; Sal.

Modo de Preparo:
Passe manteiga nas torradas e coloque três em cada prato. Quebre um ovo em cada um, diretamente sobre as torradas. Polvilhe com sal, pimenta-do-reino e bastante queijo parmesão ralado.
Despeje o caldo fervente em cada prato e sirva logo.
Se quiser, use caldo em tablete.