Make your own free website on Tripod.com
Pastas

  Grão-de-Bico
  Pasta de Berinjela
  Paté de Atum
  Paté de Atum Light
  Paté de Fígado
  Ricota





Grão-de-Bico:
Ingredientes:
250 gr de grão-de-bico cozido em água e sal e sem peles; 1/2 xícara da água da cozedura dos grãos; 2 colheres, das de sopa, de tahine (molho de gergelim); 1 dente de alho; Sal; Azeite; Limão; Salsa picadinha.

Modo de Preparo:
Passe, aos poucos, pelo liquidificador o grão-de-bico com a água da cozedura. Junte o alho e o molho de gergelim. Vá batendo e adicionando azeite e suco de limão até obter um creme de consistência de maionese. Tempere com salsa a gosto e despeje em um pirex. Regue com um fio de azeite e polvilhe com salsa. Conserve na geladeira.




Pasta de Berinjela:
Ingredientes:
2 berinjelas grandes e picadas; 1 cebola grande e picada; 2 cabeças de alho; 2 colheres, das de sopa, de azeite; 1 colher, das de sopa, de orégano; 1 colher, das de sopa, de manjericão; Sal; Pimenta à gosto.

Modo de Preparo:
Refogue as berinjelas no azeite com a cebola e o alho. Bater no liquidificador e acrescentar o orégano e o manjericão.
Coloque em recipiente com tampa e cubra com azeite. Sirva com torradas ou com saladas de folhas.




Paté de Atum:
Ingredientes:
1 lata de atum de 250 gr; 200 gr de manteiga ou margarina; 2 pacotes de gelatina sem sabor; 1 cálice de conhaque; 1 colher, das de sopa, de vinho marsala.

Modo de Preparo:
Prepare a gelatina segundo as instruções da embalagem. Despeje-a numa fôrma de bolo inglês (lisa ou canelada) e leve-a ao refrigerador.
Passe o atum numa peneira fina ou no liquidificador. Leve a manteiga ou margarina ao fogo numa panelinha. Assim que derreter, retire-a e deixe-a esfriar, sem mexer. Despeje o atum numa tigela e acrescente aos poucos a manteiga derretida. Ao acrescentar a manteiga ao atum, mexa continuamente com uma colher de pau, até que a mistura fique macia e espumosa. O resultado será melhor, se a tigela estiver dentro de uma vasilha cheia de gelo. Acrescente depois, gota a gota, o conhaque e o marsala. Prove e, se preciso, adicione sal.
De vez em quando verifique a gelatina que está no refrigerador. Quando começar a endurecer nas beiradas e no fundo da fôrma, retire-a e incline-a ligeiramente sobre uma panela, despejando a parte interna da gelatina que ainda está semilíquida (nas beiradas e no fundo da fôrma deve ficar uma camada de gelatina sólida de 1 cm aproximadamente). A gelatina semilíquida, despejada na panela deve ter formado grumos. Dissolva-a novamente em banho-maria e despeje-a em seguida na travessa na qual o patê será servido. Leve a travessa ao refrigerador.
Coloque a mistura de atum dentro da fôrma, na cavidade deixada pela gelatina retirada. Leve de novo ao refrigerador por algumas horas.
Para facilitar, no momento de servir, mergulhe a fôrma por um instante em água fervente. Desenforme na travessa em que está o resto da gelatina e sirva imediatamente.




Paté de Atum Light:
Ingredientes:
1 lata de atum em água, 1 1/2 colher de sopa de purê de batata, 1 colher de sobremesa de cebola picada, 1 tomate sem pele e sem semente picado, 3 colher de sopa de requeijão light.

Modo de Preparo:
Escorra a água do atum e misture todos os ingredientes até formar um creme.




Paté de Fígado:
Ingredientes:
200 gr de fígado de galinha fresco, picado; 200 gr de presunto; 4 fatias de bacon; 4 ovos inteiros; 1 cebola média; 1 colher, das de sobremesa, (cheia) de molho inglês; 1 copo de leite; 1 colher, das de sopa, de farinha de trigo; 1 colher, das de sopa, de manteiga; Um pouco de noz moscada ralada (menos do que 1 colherinha); Sal à gosto.

Modo de Preparo:
Bater tudo no liquidificador. Despeje em uma forma untada com manteiga e asse em banho-maria, coberta com papel alumínio, até ficar consistente como um pudim.



Ricota:
Ingredientes:
1/2 kg de ricota bem fresca; 2 colheres, das de sopa, de cebola picadinha; 2 dentes de alho super socados; 4 colheres, das de sopa, de salsa picadinha; Sal; Pimenta-do-reino moída na hora; Iogurte ou maionese.

Modo de Preparo:
Amasse bem a ricota com um garfo, junte todos os temperos e, para ligar, junte um pouco de iogurte ou molho maionese. Conserve na geladeira.