Make your own free website on Tripod.com
Geléias

  Geléia de Ameixa
  Geléia de Framboesa e Amora
  Geléia de Manga
  Geléia de Morango e Limão
  Geléia de Pêssego
  Geléia de Uva Preta





Geléia de Ameixa:
Ingredientes:
1/2 kg de ameixas pretas; 400 gr de açúcar.

Modo de Preparo:
Cozinhe as ameixas em um pouco de água, passe pela peneira, junte o açúcar e leve ao fogo brando, mexendo sempre até obter o ponto de geléia. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado e bem fechado.




Geléia de Framboesa e Amora:
Ingredientes:
1 kg de framboesa; 225 gr de amora; 1,25 kg de açúcar.

Modo de Preparo:
Apare as framboesas e lave as amoras, retirando folhas e caules. Ponha as framboesas em uma panela grande e tampe. Leve ao fogo baixo e, sem acrescentar água, cozinhe brandamente no próprio suco por aproximadamente 10 minutos.
Numa segunda panela, coloque as amoras cobertas de água e cozinhe brandamente por 5 minutos. Adicione as framboesas e o açúcar às amoras. Mexa até que o açúcar se dissolva. Aumente o fogo e ferva rapidamente por 10 minutos. Comece a verificar o ponto e cozinhe até atingí-lo. Remova a panela do fogo e, logo em seguida, acondicione a geléia em vidros quentes. Cubra-os com discos de papel parafinado, com a parte parafinada para baixo. Deixe esfriar por alguns minutos. Umedeça um dos lados do papel com o qual vai cobrir. Tampe, mantendo a parte molhada voltada para cima e amarre com barbante ou elástico.
Deixe esfriar completamente. Limpe os vidros com um pano limpo e úmido e guarde-os em lugar fresco e escuro.




Geléia de Manga:
Ingredientes:
Mangas maduras; açúcar necessário.

Modo de Preparo:
Descasque as mangas, corte em pedaços, ponha em uma panela, junte um pouco de água morna e leve ao fogo para cozinhar. Quando estiverem bem macias, passe por peneira fina. Meça a polpa obtida em copos e utilize a mesma quantidade de açúcar. Misture bem e leve ao fogo brando, mexendo sempre até engrossar e tomar o ponto de geléia. Depois de fria, guarde em vidros esterilizados e bem fechados.




Geléia de Morango e Limão:
Ingredientes:
1 kg de morango; 1/2 kg de açúcar; 1/2 xícara de suco de limão.

Modo de Preparo:
Tire os cabinhos dos morangos, lave bem e escorra. Coloque numa panela. Junte o açúcar alternando camadas de morangos. Deixe descansar durante algumas horas. Retire então os morangos com uma espumadeira e coloque-os sobre uma peneira, deixando o caldo escorrer numa panela. Reserve os morangos.
Lave ao fogo brando o caldo de morangos e açúcar. Quando levantar fervura aumente o fogo e deixe ferver durante 3 minutos. Junte os morangos e cozinhe mais 2 minutos. Deixe descansar novamente durante várias horas. escorra os morangos outra vez e ferva a calda durante 3 minutos.
Junte os morangos e o suco de limão e ferva. Guarde em vidros esterilizados.




Geléia de Pêssego:
Ingredientes:
2 1/2 kg de pêssego; 1 3/4 kg de açúcar.

Modo de Preparo:
Descasque os pêssegos. Corte-os ao meio e retire os caroços. Misture com açúcar. Coloque numa panela e junte alguns caroços. Deixe levantar fervura em fogo brando, mexendo somente até que o açúcar tenha dissolvido. Cozinhe então em fogo forte durante 30 minutos. Retire os caroços.
Quando a mistura estiver no "ponto de geléia" despeje em vidros.




Geléia de Uva Preta:
Ingredientes:
2 kg de uva preta; 1/2 xícara de água - açúcar.

Modo de Preparo:
Lave, escorra e retire os cabinhos das uvas. Leve ao fogo com água e deixe cozinhar bem. Passe tudo por uma peneira fina. Para cada xícara de polpa de fruta junte uma xícara de açúcar. Deixe cozinhar lentamente durante 30 minutos, mexendo de vez em quando para evitar que grude no fundo da panela. Conserve em vidros.