Make your own free website on Tripod.com
Bolos eTortas

  Bolo de Aipim com Côco
  Bolo de Fubá
  Bolo de Laranja
  Bolo de Milho
  Pão de Ló
  Toalha Felpuda
  Torta Alemã de Ricota
  Torta de Banana
  Torta de Chocolate
  Torta de Merengue e Morangos
  Torta de Morango
  Torta de Nozes
  Torta de Ricota
  Torta Mil-Folhas





Bolo de Aipim com Côco:
Ingredientes:
1 côco ralado; 4 raizes de aipim cruas e raladas; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1 pires de açúcar; Erva-doce a gosto.

Modo de Preparo:
Misturam-se bem todos os ingredientes. Feito isto, põe-se tudo numa fôrma bem untada de manteiga. Asse em forno bem quente.




Bolo de Fubá:
Ingredientes:
2 copos de açúcar; 4 ovos; 1 copo de leite de vaca; 1 garrafinha de leite de coco serigy; 2 tabletes de claybom; 1 copo de farinha de trigo; 2 copos de fubá; 1 colher, das de sopa, de pó royal.

Modo de Preparo:
Bata o claybom com açúcar até formar um creme. Junte as gemas e continue batendo até obter consistência cremosa. Acrescente o leite de vaca e o leite de côco. Misture bem e coloque a farinhade de trigo, o fubá e o pó royal, batendo bem até fazer "bolha". Finalmente coloque as claras em neve. Unte e enfarinhe uma forma. Despeje a mistura e coloque-a no forno quente por 20 a 30 minutos.




Bolo de Laranja:
Ingredientes:
2 copos de açúcar; 1 tablete e meio de claybom; 4 ovos; 1 copo de leite; 3 copos de farinha de trigo; 1 colher, das de sopa, de pó royal; 2 laranjas grandes.

Modo de Preparo:
Bata o claybom com açúcar até formar um creme. Junte as gemas e continue batendo até obter consistência cremosa. Acrescente o leite. Misture bem e coloque a farinhade de trigo e o pó royal, batendo muito bem. Finalmente coloque as claras em neve. Unte e enfarinhe um tabuleiro. Despeje a mistura e coloque-a no forno quente. Verifique se está pronto espetando um palito. Ele tem que sair seco. Separadamente esprema o caldo de duas laranjas e mistura com açúcar. Após tirar o bolo, ainda quente, do forno, espete-o com um garfo e jogue a calda rala por cima, para que entranhe do bolo. Com o restande que sobrar da calda, Acrescente mais açúcar e cubra o bolo.




Bolo de Milho:
Ingredientes:
8 espigas cortadas; 5 ovos inteiros; 2 xícaras de açúcar; 1 colher, das de sopa, bem cheia de margarina; 2 copos de leite; 1 pacote de coco ralado.

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e despeje em assadeira ou pirex grande bem untada de margarina e leve ao forno quente.




Pão de Ló:
Ingredientes:
6 ovos; 7 colheres, das de sopa, de açúcar; 6 colheres, das de sopa, de farinha de trigo; 1 colher, das de chá, cheia de pó royal.

Modo de Preparo:
Bata em um prato, a gema com o açúcar até ficar bem desmanchado. Em uma tigela bate-se as claras em neve. A seguir junte as gemas com o açúcar na tigela que contém as claras em neve. Bata bem. Em seguida junte o pó royal a farinha de trigo, colher por colher, sem bater misturando com um garfo a massa. Depois coloque numa forma, de canudo no meio, untada de manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno. Só retirar quando espetando um palito na massa, ele sair sequinho.




Toalha Felpuda:
Ingredientes:
Da Massa:
250 gr de manteiga; 500 gr de açúcar; 6 ovos; 1 vidro de leite de 200 ml da marca Só Côco; 1 xícara, das de chá, de leite; 500 gr de farinha de trigo; 1 colher, das de sopa, de fermento em pó.

Da Calda:
2 xícaras, das de chá, de açúcar; 2 xícaras, das de chá, de água; 1 pacote de 100 gr de côco ralado da marca Só Côco.

Modo de Preparo:
Da Massa:
Bata em creme a manteiga, o açúcar, as gemas, o fermento e a farinha (previamente peneirada), alternando com leite de côco e o leite. Por último adicione as claras batidas em neve misturando bem, sem bater.

Da Calda:
Faça uma calda rala com o açúcar e a água. Junte o côco ralado, misture rapidamente e retire do fogo.

Unte 1 forma redonda de 30 cm de diâmetro e polvilhe com farinha. Despeje a massa e coloque em forno préaquecido e moderado por 45 minutos. Desenforme sobre um prato, fure um pouco da superfície com garfo e despeje a calda sobre o bolo espalhando bem para que umedeça por inteiro.




Torta Alemã de Ricota:
Ingredientes:
1/2 kg de ricota bem fresca; 125 gr de manteiga ou margarina; 2 xícaras, das de chá, de açúcar; 4 ovos separados; 1 colher, das de chá, de fermento em pó; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de maisena; 3/4 de xícara, das de chá, de farinha de trigo; 150 gr de passas sem sementes e picadas; 1 pitada de sal; 1 colher, das de café, de raspa de limão; Canela em pó.

Modo de Preparo:
Passe a ricota por uma peneira. Bata a manteiga como um creme, junte-lhes as gemas e o açúcar e, sempre batendo, vá juntando a ricota, as claras em neve, o sal, a raspa de limão, a farinha peneirada com o fermento e, por último, as passas misturadas com a maisena. Depois de bem batida, ponha a massa numa fôrma de torta de aro removível untada de manteiga e polvilhada de farinha e canela em pó.
Asse em forno brando e, depois de assada e ainda morna, passe para um prato, deixe esfriar e cubra com açúcar e canela.




Torta de Banana:
Ingredientes:
2 copos de açúcar; Canela; 2 tabletes de claybom; 3 ovos; 1 copo de leite; 3 copos de farinha de trigo; 1 colher, das de sopa, de pó royal; Banana d'água.

Modo de Preparo:
Bata o açúcar com a manteiga a seguir as gemas, coloque o leite e misture. Depois coloque a farinha de trigo e o pó royal. Bata bem e acrescente às claras em neve. Quando a massa estiver fazendo bolhas, coloque num tabuleiro untado com claybom. Coloque por cima as bananas em fatias, cobrindo com o açúcar e a canela.




Torta de Chocolate:
Ingredientes:
8 ovos; 8 colheres, das de sopa, de açúcar; 4 colheres, das de sopa, de farinha de trigo; 4 colheres, das de sopa, de Nescau; 1 colher, das de chá, de pó royal.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas uma a uma, batendo sempre, acrescente o açúcar, batendo até obter um creme fôfo. Peneire juntos a farinha de trigo, o chocolate e o fermento. Vá peneirando levemente sobre os ovos batidos, misturando com garfo. Coloque em forma untada com manteiga, polvilhada com farinha de trigo.

Segunda Etapa: Recheio
Leve ao fogo baixo, 1 lata de leite moça, 1 gema, 1/2 tablete de claybom. Vá mexendo até formar um creme em ponto de espalhar.

Terceira Etapa: Cobertura
Numa frigideira com água, colocar uma panelinha com 1 lata de creme de leite. Quando ferver a água e esquentar o creme, colocar 2 (ou 3) tabletes pequenos de Chocolate Superior Meio Amargo Nestle picados. Mexer até desmanchar completamente o chocolate. Cobrir a torta, já recheiada, e polvilhar com chocolate granulado.




Torta de Merengue e Morangos:
Ingredientes:
10 claras; 30 colheres, das de sopa, de açúcar peinerado, 1 colher, das de chá, de suco de limão; 1 colher, das de café, de casca ralada de limão; 1/2 kg de creme de chantilly; 1 kg de moranguinhos frescos ou framboesas.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Selecione os moranguinhos, lave, enxugue, conserve inteiros os mais bonitos e corte o restante em fatias. Prepara com as claras, o açúcar, o suco e a casca de limão, um suspiro bem consistente. Tome duas fôrmas redondas e lisas (de fundo removível, próprias para tortas) e forre com uma rodela de cartolina, levemente untada com manteiga. Deite, em cada fôrma, a metade do suspiro, espalhe bem e asse em forno brando.

Segunda Etapa:
Quando o merengue estiver frio, desenforme e, com o auxílio de uma espátula, solte o papel. À hora de servir, coloque uma das placas de merengue em um prato, cubra com chantilly (de preferência, trabalhe com o aparelho de confeitar) e arrume por cima os moranguinhos cortados. Coloque a segunda placa de merengue, cobra com chantilly e, depois, com as frutinhas inteiras.
Esta torta deve ser conservada na geladeira.




Torta de Morango:
Ingredientes:
Massa:
200 grs. de farinha de trigo; 80 grs. de manteiga ou margarina; 100 grs. de açúcar; 1 ovo; Sal.

Recheio:
1/2 kg de morangos; 1/4 de litro de leite; 100 grs. de açúcar; 1 colher, das de sopa, de farinha de trigo; 2 ovos; Casca de limão; 2 cálices de licor a gosto.

Modo de Preparo:
Massa:
Unte uma forma para tortas com manteiga ou margarina e polvilhada com farinha. A forma deverá ter um diâmetro aproximado de 25 cm. Coloque sobre uma mesa a farinha e o açúcar, faça um buraco no centro e acrescente o ovo, uma pitada de sal e a manteiga ou margarina. Misture todos os ingredientes, trabalhando bem a massa. Embrulhe-a em papel manteiga e deixe-a descansar no refrigerador.

Recheio:
Enquanto isso, faça o recheio. Limpe os morangos, lave-os bem numa tigela. Escorra-os. Coloque-os numa vasilha e adicione o licor com 25 gr. de açúcar. Leve ao fogo o leite e deixe-o ferver com a casca de limão. Numa panela coloque 2 colheres, das de sopa, do leite, a farinha de trigo, as gemas, o açúcar que sobrou e mexa bem com uma colher de pau. Junte pouco a pouco o restante do leite. Torne a levar o creme ao fogo e tenha cuidado para não o deixar ferver. Retire e deixe esfriar, mexendo de vez em quando, evitando que se forme película na superfície.

Finalização:
Abra a massa com o rolo, mas somente o necessário para cobrir o fundo e os lados da forma. Com uma faca corte as sobras dos lados. Forre com papel manteiga e leve ao forno moderado durante 30 minutos. Quando a massa estiver cozida, tire o papel e desenforme, deixando-a esfriar bem. Escorra os morangos. Separe os mais bonitos para a decoração. Passe os restantes pela peneira e junte-os ao creme, mexendo bem. Espalhe o recheio sobre a massa e decore com os morangos reservados. Se quiser, enfeite a torta com creme chantilly ou merengue, batendo uma clara, com açúcar de confeiteiro.




Torta de Nozes:
Ingredientes:
6 ovos; 2 colheres, das de sopa, de açúcar; 3 colheres, das de sopa, de farinha de rosca; 1/2 kg de nozes.

Recheio com Baba de Moça:
2 copos d'água; 1 copo de açúcar; Manteiga; 6 gemas; Leite; Baunilha.

Modo de Preparo:
Bater as claras em neves, colocar as gemas e o açúcar e misturar a farinha de rosca e as nozes. Colocar tudo em uma fôrma untada e colocar no forno em fogo alto no princípio e médio 10 minutos depois. Mais ou menos 25 minutos depois espete um palito e se estiver seco já estará pronto.

Recheio com Baba de Moça:
Colocar no fogo 2 copos d'água com 1 copo de açúcar e deixar ferver 10 minutos. Tire do fogo e coloque 1 colher, das de sobremesa, de manteiga. Deixe esfriar e coloque 6 gemas com 1 colher, das de sopa, de leite. Volte ao fogo e deixe ferver. Depois de ferver, retire do fogo e jogue em cima da torta ainda quente furando com um palito.
Coloque na Baba de Moça um pouquinho de baunilha (líquida ou em pó).

Finalização:
Fazer um suspiro com as 6 claras em neve e 12 colheres de açúcar. Coloque por cima da torta e leve ao forno para corar. Enfeitar com nozes interiras.




Torta de Ricota:
Ingredientes:
Para Massa:
1 1/2 xícara, das de chá, de farinha; 1 ovo inteiro; 1/2 xícara, das de chá, de açúcar; 1 colher, das de sopa, de manteiga; Sal (uma pitada).

Para o Recheio:
1/2 kg de ricota; 1/4 de copo de leite; 9 gemas; 500 gr de açúcar; 1/2 pacotinho de canela em pó; 1/2 limão ralado; 9 claras; Sal (uma pitada).

Modo de Preparo:
Da Massa:
Junte e amasse bem, forre uma forma de fundo removível e recheie.

Do Receheio:
Passe a ricota pela peneira, misture o leite e reserve. Bata as gemas com o açúcar até espumar, junte a canela, o limão e as claras, batidas em neve com sal. Ligue com a ricota, mexendo sem bater. Deite na forma já forrada e asse em forno moderado, por cerca de 40 minutos.




Torta Mil-Folhas:
Ingredientes:
Massa:
1 1/2 kg de farinha de trigo (1/2 kg é para trabalhar a massa, depois de pronta); 1kg de claybom ou margarina; 1 colher rasa, das de chá, de sal; Aproximadamente 4 copos de água fria.

Recheio:
1/2 kg de creme chantilly; Uma receita de creme inglês (vide logo abaixo); 1 vidro de geléia de morango ou damasco; 1/2 kg de nozes ou amêndoas picadinhas; 1 cálice grande de vinho do Porto; Açúcar de confeiteiro.

Receita do Creme Inglês:
Misture 6 gemas com 1/2 litro de leite, 200 gr de açúcar, 2 colheres, das de sopa, bem cheias de maisena, e 1 colher, das de café, de essência de baunilha. Passe pela peneira, junte 1 colher, das de sopa, rasa de manteiga e leve ao fogo brando. Mexa sempre, até engrossar e cozinhar. Empregue quente, morno ou frio, conforme desejar.

Modo de Preparo:
Massa:
Primeira Etapa:
Peneire 1 kg de farinha sobre a mesa, amontoe, faça no centro uma cova grande e rasa, ponha no meio o sal, dissolva com um pouquinho de água e, logo em seguida, vá ligando a farinha com a água (aos poucos), até obter massa bem mole, isto é, muito mais branda do que pastel. Feito isso, amasse e sove até se desprender facilmente da mesa (gruda nas mãos e na mesa, porém, no decorrer do trabalho, fica solta e completamente lisa). Enrole, coloque numa vasilha de louça, polvilhada com farinha, cubra e deixe repousar 1 hora.

Segunda Etapa:
Polvilhe a mesa com farinha, trabalhe muito bem a massa (vá polvilhando com farinha até poder abrir), abra com o rolo (na espessura de 1 cm) e dê o formato de um um grande tijolo. Com uma espátula, espalhe a margarina sobre toda a superfície da massa (deve ficar uma camada grossa de gordura). Dobre em três, como um guardanapo, torne a abrir em sentido contrário, dobre novamente em três e, depois, ao meio. Forme um retângulo, coloque em um tabuleiro, cubra com um guardanapo molhado, ponha no congelador e deixe descansar 1 hora.

Terceira Etapa:
Decorrido o tempo de descanso, coloque a massa sobre a mesa enfarinhada, polvilhe com farinha, abra novamente com o rolo, porém, desta vez, em sentido contrário (antes de cada dobra, tome o cuidado de retirar, com uma escovinha, o excesso de farinha). Torne a dobrar, conforme a indicação da segunda etapa, arrume do mesmo modo no tabuleiro, cubra com o guardanapo molhado e leve ao congelador.
Deixe repousar por umas três horas, ou melhor, até ficar completamente firme. Depois, então, abra em espessura de um centímetro e corte segundo a indicação do salgadinho ou doce que deseja preparar.

Dica para Massa:
Convém cortar porções de massa de acordo com o que deseje preparar no momento e guardar o restante na geladeira, sempre coberta, com um guardanapo molhado.

Preparo da Torta:
Primeira Etapa:
Assim que retirar o Creme Inglês do fogo, junte o vinho do Porto e bata até amornar. Divida a massa em quatro porções iguais e abra com o rolo, uma de cada vez, em espessura de 1 cm, sobre uma mesa polvilhada com farinha. Forre, com a massa, quatro formas baixas, próprias para torta (de fundo removível), limpas e secas, deixe descansar 1 hora e fure toda a superfície com a ponta da faca, a fim de não estufar. Asse em forno quente, nos 10 primeiros minutos e termine em temperatura moderada. Quando estiverem assadas e coradas, retire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Segunda Etapa:
Coloque um dos folhados em um prato, espalhe, por cima, leve camada de geléia derretida e, depois, uma farta camada de Creme Inglês. Salpique com nozes e coloque por cima outro folhado. Comprima com cuidado, passe uma camada de geléia e cubra com chantilly e nozes. Coloque o terceiro folhado e proceda como para o primeiro. Termine com o quarto folhado, cubra com chantilly e enfeite com nozes ou amêndoas. Polvilhe dos lados com açúcar de confeiteiro. Conserve na geladeira até o momento de servir.

Nota: Esta torta pode ser feita com Pão-de-ló ao invés da Massa Folhada; o resultado é excelente.