Make your own free website on Tripod.com
Pães e Biscoitos

  Biscoitos de Mel
  Biscoitos de Polvilho
  Broinhas de Fubá de Milho
  Croissant de Cebola
  Foulard (Pão Português)
  Língua-de-Gato
  Panetone
  Pãezinhos de Batata
  Pãezinhos de Minutos
  Pão de Forma
  Pão de Mel
  Pão de Presunto e Queijo
  Pão de Queijo
  Pão Doce Delicioso
  Pãozinho
  Pãozinho de Cará
  Petit-Fours
  Waffles





Biscoitos de Mel:
Ingredientes:
350 gr de açúcar; 300 gr de mel; 125 gr de miolo de amêndoas; 3 gotas de essência de amêndoas; 1 colher, das de sopa, rasa de canela em pó; 1 colher, das de chá, rasa de cravo moído; 2 colheres, das de sopa, de açúcar baunilhado ou 1 colher, das de sobremesa, de essência de baunilha; 1 colher, das de sopa, de raspas de limão; 250 gr de manteiga ou margarina; 1 ovo; 1 colher, das de chá, de fermento em pó; 550 gr de farinha de trigo.

Modo de Preparo:
Ferva o açúcar com o mel até fundir os dois. Junte as amêndoas moídas com a pele, a essência, a canela, o cravo e a baunilha. Deixe esfriar a adicione o restante. A massa deve ficar espessa. Se for preciso, acrescente mais um pouco de farinha. Abra a massa, corte os biscoitos e coloque em assadeira untada. Forno preaquecido, temperatura quente (200ºC), por cerca de 10 minutos.
Depois de completamente frios, guarde em lata bem fechada.




Biscoitos de Polvilho:
Ingredientes:
03 copos de polvilho doce; 01 copo de óleo; 01 copo de água; 01 colher (chá) de sal; Ovos para amassar.

Modo de Preparo:
Escaldar o polvilho com a água, o óleo e o sal. Esfriar.
Amassar colocando ovos.
A massa deve ficar mole. Colocar em um saquinho de leite com um furo pequeno e espremer, um a um, os biscoitos no tabuleiro untado.
Assar em forno quente no princípio e depois em forno brando para secar.




Broinhas de Fubá de Milho:
Ingredientes:
1 copo cheio de fubá de milho; 1 copo cheio de farinha de trigo; 1 copo de leite; 1 copo de água; 1 colher, das de chá, de erva-doce; 1/2 copo de margarina; 1 copo de açúcar; 1 colher, das de chá, de sal; 6 a 7 ovos.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Peneire junto, por duas vezes, o fubá e a farinha. Ponha em uma panela o leite, a água, o açúcar, a margarina, o sal e a erva-doce. Misture tudo e leve ao fogo.
Assim que ferver, deite, de uma só vez, a mistura de fubá e a farinha e mexa sempre, com rapidez, até formar um angu que desprenda do fundo da panela. Retire do fogo e bata até amornar bem. Feito isso, adicione, sempre batendo, os ovos inteiros, um de cada vez, até conseguir uma massa de consistência de poder ser enrolada.

Segunda Etapa (maneira de enrolar as broinhas):
Unte uma tigelinha ou xícara com margarina, e polvilhe com fubá. Ponha no recipiente uma bolinha de massa e dê o movimento de rotação para enrolar. Em seguida deite a broinha em um tabuleiro levemente untado com margarina. Depois de tudo pronto, leve ao forno quente para assar.




Croissant de Cebola:
Ingredientes:
1/2 kg farinha de trigo; 1 pacote de creme de cebola; 1 copo de leite morno copo de requeijão; 1 tablete de fermento fleischman; 125 gr de claybom amolecido; gema para pincelar; queijo parmesão ralado para salpicar.

Modo de Preparo:
Numa tigela coloque a farinha de trigo peneirada, no centro o fermento esfarelado, o creme de cebola, o claybom derretido e o leite morno. Misture, amassando, até igualar a massa. Descansar a massa 1 hora. Não precisa polvilhar a mesa. Abrir porções na espessura de meio centímetro. Cortar triângulos colocar um pedaço de presunto, enrolar, pincelar com a gema, polvilhar com queijo parmesão e assar em tabuleiro ligeiramente untado.
Forno quente.




Foulard (Pão Português):
Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo; 1 colher, das de sobremesa, de açúcar; 10 ovos; 1 pacote de manteiga com sal; 2 fermentos fleischman; 1 colherzinha de sal; 1 forminha de empada de azeite; Paio; Toucinho defumado.

Modo de Preparo:
Desmanchar o fermento em 1/2 copo d'água morna com uma colher de sobremesa de açúcar. Desmanchar a manteiga no fogo com azeite.
Coloca-se a farinha na pedra mármore, faça uma cova no meio e coloque todos os ingredientes incluindo os ovos e amasse muito bem até que a massa desprenda das mãos. Deixe descansar.
Coloque uma bolinha da massa num copo com água e quando a bolinha subir ponha o pão no forno.




Língua-de-Gato:
Ingredientes:
150 gr de farinha de trigo; 150 gr de fécula de batata; 400 gr de açúcar; 7 gemas; 4 claras; 1 colherinha, das de chá, bem cheia, de essência de baunilha.

Modo de Preparo:
Bata bem as claras, junte-lhes as gemas e o açúcar, e bata mais. Acrescente a farinha (peneirada), em seguida a fécula e, por último, a essência de baunilha (se a massa ficar muito mole, ponha mais um pouco de fécula de batata). Depois de tudo bem amassado, com o saco de confeitar, ponha os biscoitos em assadeiras untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo. Asse em forno regular.




Panetone:
Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo; 4 colheres, das de sopa, de açúcar; 1 colher, das de chá, de sal; 2 ovos inteiros; 2 colheres, das de sopa, de manteiga; 1 colher, das de sopa, de banha; 50 gr de fermento Fleischmann; 1 1/2 litros de leite; Doce de cidra em pedacinhos regulares; Doce de laranja em pedacinhos; 100 gr de passas grandes, sem caroço; 1 cálice grande de vinho do porto, bom.

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento no leite morno e amasse com farinha de trigo; depois vá juntando os outros ingredientes, menos as passas e os doces, e vá amassando até formar bolhas. Junte então as passas e os doces de cidra e laranja. Deite numa forma bem untada de manteiga e deixe descansar 2 horas. Passado esse tempo leve ao forno bem quente.




Pãezinhos de Batata:
Ingredientes:
8 batatas médias cozidas e espremidas; 50 gr de fermento Fleischmann; 2 copos de leite morno; 2 ovos; 4 colheres, das de sopa, de açúcar; 1 pitada de sal; 1 xícara, das de chá, de banha derretida; 2 colheres, das de sopa, de manteiga ou margarina; Farinha de trigo (o suficiente para dar consistência à massa); 1 gema para pincelar.

Modo de Preparo:
Desmanche o fermento no leite morno e no açúcar. Misture com os outros ingredientes as batatas amassadas, os ovos, sal, banha, manteiga e farinha. Amasse bem, até que a massa não grude nas mãos. Faça os pãezinhos em forma de bolinhas e coloque-os em assadeira untada com manteiga para crescerem.
Ponha uma bolinha de massa dentro de um copo com água, quando a bolinha de massa subir, pincele os pãezinhos com gema e leve-os para assar em forno quente.




Pão de Forma:
Ingredientes:
7 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 colheres, das de sopa, de fermento fleischmann; 2 ovos inteiros; 1 xícara (chá) de óleo; 1 colher, das de sopa, de sal; 1 colher, das de sopa, rasa de açúcar; 3 xícaras (chá) bem cheias de leite morno.

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos a farinha. Despejar em uma tigela. Junte a farinha e bata com uma colher de pau até a massa ficar bem lisa.
Unte bem as formas. Deixar a massa descansar por 30 minutos. Aquecer o forno por 3 minutos e depois colocar as formas. Assar por 15 minutos em fogo fraco e mais 15 minutos em fogo médio para dourar o pão.
Observação: Esta receita são para duas formas.




Pão de Mel:
Ingredientes:
1/2 kg de açúcar mascavo; 1 colher, das de sopa, de gordura; 1 colher, das de sopa, de manteiga; 2 colheres, das de sopa, de mel; 1 prato raso de amêndoas moídas; 2 colheres, das de sopa, de bicarbonato; 4 colheres, das de sopa, de água morna; Um pouco de cravo moído; Um pouco de noz-moscada ralada; Água de flor; Uma xícara de cerveja; Farinha de trigo suficiente para fazer uma massa leve.

Modo de Preparo:
Faça com o açúcar uma calda em ponto de pasta e, enquanto a calda estiver quente, ponha a gordura , a manteiga e depois de fria junte a farinha de trigo até formar uma massa leve. Depois acrescente o mel, as amêndoas, o bicarbonato desmanchado na água morna, o cravo, a noz-moscada, a água de flor e a xícara de cerveja. Amasse bem, e deixe descansar. Esta massa deve ser feita pela manhã para ser assada de tarde. Na hora de assar, abra a massa e leve ao forno em assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.




Pãezinhos de Minutos:
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo; 2 colheres, das de sopa, de pó royal; 2 colheres, das de sopa, de margarina; 2 colheres, das de sopa, de açúcar; 1 xícara de leite; 1 ovo.

Modo de Preparo:
Mistura os ingredientes sem amassar demais. Fazem-se os pãezinhos e assam-se em tabuleiro untado. Pode-se acrescentar a massa, erva-doce, queijo ou côco ralado.




Pão de Presunto e Queijo:
Ingredientes:
100 gr de farinha de trigo; 200 gr de queijo prato ralado; 3 ovos; 300 gr de presunto cozido; 1 xícara pequena de leite; 1 xícara pequena de óleo; 1 colher, das de chá, de fermento em pó.

Modo de Preparo:
Bata os ovos, acrescente a farinha de trigo, pouco a pouco, e misture bem até obter um composto liso. Adicione o leite e o óleo e continue a bater. Junte o queijo ralado, o presunto cortado em cubinhos, uma pitada de sal e o fermento. Misture e despeje numa forma untada e deixe fermentar por 15 minutos. Leve ao forno forte preaquecido e asse por 45 minutos.




Pão de Queijo:
Ingredientes:
400 gr de polvilho doce; 100 gr de polvilho azedo; 50 gr de margarina; 1 copo de leite; 2 ovos inteiros; 1/2 kg de queijo (1/2 cura); Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Misturar o queijo com a margarina, leite e ovos e bater tudo no liquidificador. Depois misturar esse creme com os polvilhos e acrescentar o sal. Fazer as bolinhas da massa e colocar no tabuleiro não untado. Levar ao forno. Quando estiver corado comer, mas cuidado com a gula!




Pão Doce Delicioso:
Ingredientes:
5 colheres, das de sopa, bem cheias de açúcar; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1 colher, das de sopa, cheia de banha; 2 ovos; 1 xícara de leite; 4 colheres, das de chá, de erva doce; 1 colher, das de chá, de canela em pó; Raspa de casca de limão verde; 100 gr. de uvas passas sem sementes; 2 tabletes de fermento para pão; Farinha de trigo; 1 colher, das de chá, rasa de sal.

Modo de Preparo:
Ferve-se o leite com a erva doce e a canela. Coa-se e deixa-se esfriar. Batem-se bem a manteiga, a banha e o açúcar; juntam-se os ovos batidos como para pão de ló, o fermento e o sal dissolvidos no leite depois de frio e um pouco de raspa de limão. Mistura-se tudo e vai-se adicionando farinha de trigo aos poucos até formar uma massa fofa e que não pegue nas mãos. Amassa-se muito bem, juntam-se as passas ligeiramente polvilhadas com farinha. Faz-se o pão de deixa-se descansar por 1/2 hora. Leva-se ao forno quente. Estando assado, pincela-se com uma gema desfeita em um pouco de manteiga. Polvilha-se com açúcar cristal e torna-se a levar ao forno apenas para dourar.




Pãozinho:
Ingredientes:
5 xícaras de farinha de trigo; 3 ovos; 75 grs de fermento fleischman; 2 colheres de óleo; 1 copo de leite; 4 colheres de açúcar.

Modo de Preparo:
Mistura-se o leite morno com o fermento até desmanchar. Junta-se o óleo, açúcar e ovos, mistura-se bem e acrescenta-se a farinha. Coloca-se em um copo de água uma bolinha de massa, quando subir está no ponto de trabalhar. Divide-se a massa em 4 partes, estica-se cada parte com o rolo. Passa-se o recheio e enrola-se como rocambole. Divide-se cada rolinho em 6 partes.
Para fazer em fôrma, coloca-se os bolinhos em pé. Se forem individuais pode-se variar de feitio.
Deixa-se crescer até sobrar de tamanho.
Recheio: 1 xícara de açúcar e 1 colher de manteiga.




Pãozinho de Cará:
Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico; 1 xícara de leite morno; 1/2 xícara de açúcar; 2 ovos; 1 colher, das de sopa, de manteiga; 1 colher, das de sopa, rasa de banha; 1 colher, das de sopa, rasa de sal; 1 cará médio sem casca e ralado no ralo grosso; 6 xícaras de farinha de trigo; Manteiga para untar; Farinha de trigo.

Modo de Preparo:
Dissolva o tablete de fermento no leite morno. Junte o açúcar, os ovos, a manteiga, a banha, o sal e o cará. Misture bem. Acrescente a farinha de trigo até obter uma massa que solte das mãos. Sove um pouco e deixe descansar durante 1 hora para crescer.
Forme pãezinhos redondos de 5 centímetros de diâmetro. Coloque-os em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Leve para assar em forno quente (220ºC), preaquecido, por 15 a 20 minutos ou até que a parte de baixo esteja dourada.

OBS: A quantidade de farinha de trigo vai variar de acordo com o tamanho do cará.

Rendimento: Em torno de 35 pãezinhos.




Petit-Fours:
Ingredientes:
6 claras; 250 gr de açúcar; 250 gr de nozes ou amêndoas.

Modo de Preparo:
Bata as claras com o açúcar, como para suspiro, e junte as amêndoas ou nozes. Ponha em forminhas de papel e leve ao forno regular, para assar.




Waffles:
Ingredientes:
1 colher de maisena; 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher de canela; 1/2 xícara de açúcar; 2 colheres de pó royal; 1 1/2 xícara de leite; 1/2 colher de nóz-moscada; 1/2 xícara de manteiga derretida; 3 ovos; 1/2 xícara de queijo ralado.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes secos e adicione as gemas misturadas com o leite. Ponha a manteiga derretida e por último as claras batidas em neve. Sirva com mel.
Pode fazer esta receita salgada e servir com manteiga ou presunto.

As receitas de Waffles são assadas em aparelho próprio ou em frigideiras com gordura ou manteiga, como panquecas.