Make your own free website on Tripod.com
Doces

  Aletria de Leite com Ovos
  Ambrosia
  Ameixas Recheadas
  Apfelstrudel
  Bavaroise de Chocolate
  Bavaroise de Morangos
  Bem-Casados de Amêndoas
  Bolinhos de Chuva
  Bom-Bocado
  Bom-Bocado de Fubá
  Brigadeiros
  Camafeu
  Canjica Deliciosa
  Carolinas
  Charlotte de Abacaxi
  Chuviscos
  Cocada Branca
  Compota de Banana da Vovó
  Compota de Figo
  Creme de Chantilly
  Creme de Chocolate
  Creme de Milho
  Crêpe Suzette
  Curau
  Cuscuz de Côco
  Doce de Abóbora com Côco
  Doce de Abóbora sem Côco
  Doce de Cidra
  Doce de Leite
  Doce de Mamão Verde
  Gelado Sonho de Valsa
  Leite Condensado com Uva
  Maçãs do Amor
  Manjar Branco
  Marrons de Banana
  Merengue
  Mil Fôlhas
  Moranguinhos
  Mousse de Abacaxi
  Mousse de Chocolate
  Mousse de Maracujá
  Ovos Nevados
  Pamonha de Milho Verde
  Papo-de-Anjo
  Pastéis de Nata
  Pastéis de Nozes (Ataife)
  Pastéis de Santa Clara
  Pasteizinhos de Banana
  Pavê de Biscoitos de Maisena
  Pavê de Chocolate
  Pavê de Morango
  Pavê de Ricota
  Pé de Moleque
  Petits-Fours de Amêndoa
  Pudim de Aipim
  Pudim de Claras
  Pudim de Laranja
  Pudim de Pão
  Pudim de Leite
  Pudim de Tapioca
  Queijadinhas (com queijo)
  Queijadinhas (sem queijo)
  Quindão Delicioso
  Quindins
  Rabanada a moda da Vovó
  Sonhos
  Soufflé Maxim's
  Strudel Especial
  Soufflé de Baunilha
  Tâmaras Recheadas
  Trufas de Avelã





Aletria de Leite com Ovos:
Ingredientes:
1/2 kg de aletria; Açúcar a gosto; 1 xícara de leite; 6 gemas; Canela em pó.

Modo de Preparo:
Passe um pouco de água fervendo na aletria. Em seguida, cozinhe-a no leite adoçado a gosto. Depois de cozida, junte-lhe as gemas de ovos e torne a levar ao fogo mais um pouquinho para que as gemas cozinhem. Arrume em pratinhos, polvilhando com canela.




Ambrosia:
Ingredientes:
8 gemas; 4 claras; 350 gr de açúcar; 2 copos de leite; 2 cravos-da-índia; 1 casquinha de canela; 1 colher, das de chá, de manteiga.

Modo de Preparo:
Bata ligeiramente as gemas com as claras e junte ao leite. Prepare uma calda em ponto de pasta, não muito grossa. Adicione o cravo-da-índia, a canela e o ovo com leite. Deixe ferver, sem mexer, até coagular. Comece então a mexer com o garfo, a fim de formar pedaços. Quando a calda voltar novamente ao ponto primitivo e começar a aparecer o fundo da panela, estará pronta a ambrosia. Deixe esfriar e despeje na compoteira.




Ameixas Recheadas:
Ingredientes:
1 kg de ameixas pretas (as ameixas devem ser bem macias); 1 prato de côco ralado; 1 prato de açúcar; 6 gemas; Essência de baunilha.

Modo de Preparo:
Corte as ameixas por um dos lados e retire os caroços abrindo o mais possível para rechear. Faça com o côco e o açúcar um doce mole e deixe esfriar. Bata as gemas mal batidas e junte ao doce de côco. Perfume com algumas gotas de baunilha. Leve ao fogo para apertar. Vá mexendo sempre até aparecer o fundo do tacho. Feito este doce, com uma colherinha encha as ameixas e polvilhe com açúcar cristalizado por cima, colocando-as em forminhas de papel.




Apfelstrudel:
Ingredientes:
Para Massa:
2 1/2 xícaras, das de chá, de farinha de trigo (400 gr); Uma pitada de sal; 1 ovo levemente batido; Farinha de trigo para polvilhar.

Para o Recheio:
1 1/2 kg de maçã ácida; 100 gr de passa preta, sem sementes; 4 colheres, das de sopa, de açúcar (50 gr); 2 colheres, das de chá, de canela em pó; 2 colheres, das de chá, de casca de limão ralada fininho; 3 colheres, das de sopa, de farinha de rosca clara e bem fina; 100 gr de amêndoa em palitos (opcional).

Para o Acabamento:
Manteiga, para untar; Farinha de trigo, para polvilhar; 2 colheres, das de sopa, de manteiga; 2 colheres, das de sopa, de farinha de rosca clara e bem fina; Açúcar de confeiteiro a gosto, para polvilhar.


Modo de Preparo:
Peneire a farinha de trigo com sal para dentro de uma vasilha grande e faça uma cova no centro. Adicione, em seu interior, o ovo, 4 colheres, das de sopa, de água quente e a manteiga derretida (mas não quente demais), e misture bem com uma colher de pau.
Vire a massa sobre uma mesa levemente polvilhada com farinha de trigo e trabalhe-a por 10 min, ou até ficar lisa e etástica. Cubra com uma vasilha invertida e deixe descansar por 30 min.
Enquanto isso, descasque as maçãs, remova os miolos e corte-as em fatias finas. Misture-as com todos os demais ingredientes do recheio, exceto a amêndoa. Preaqueça o forno a 220 graus (forno muito quente). Unte, com uma quantidade parcimoniosa de manteiga, duas assadeiras grandes.
Estenda, sobre a mesa, um pano de prato grande e polvilhe-o uniformemente com farinha. Coloque a massa no centro e abra-o o mais fino possível. Recorte as bordas para deixá-la reta e use os pedacinhos aparados para emendar eventuais furos.
Pincele a massa com a manteiga derretia e espalhe as amêndoas e metada da farinha de rosca sobre metade dela, no sentido do comprimento. Espalhe, por cima, as fatias de maçãs, mantendo livres 2,5 cm de distância das beiras. Dobre cuidadosamente a massa não coberta sobre o recheio, pincele as beiradas com água e pressione para colar. Corte o strudel em dois pedaços (ou deixe-o inteiro se tiver uma assadeira grande) e feche as extremidades cortadas.
Transfira os strudels para assadeiras untadas com manteiga e polvilhadas com o resto da farinha de rosca.
Asse por 10 min e então reduza o fogo para 200 graus (forno quente) por mais cerca de 30 min, ou até os strudels ficarem dourados e as maçãs do recheio, macias.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva, quente ou frio, com creme chantilly.

Rendimento: 2 tortas, cada uma para 6 pessoas.
Tempo de preparo: 1 hora.
Tempo de cocção: 40 minutos.




Bavaroise de Chocolate:
Ingredientes:
120 gr de chocolate em tablete; 4 ovos; 200 gr de açúcar; 1/2 litro de leite; 1/4 de litro de creme de leite; 10 folhas de gelatina; 1 limão; Licor de cacau.

Modo de Preparo:
Amoleça a gelatina na água fria. Ferva o leite com um pedaço de casca de limão.
Bata as gemas com o açúcar, até obter uma gemada clara e fofa.
Dissolva o chocolate num copo de leite quente. Misture-o à gemada e bata bem. Junte aos poucos o resto do leite quente. Leve a mistura ao fogo brando. Acrescente a gelatina e bata enérgivamente, para derretê-la. Depois, continue batendo mais devagar, até o creme ficar espesso e formar um ligeiro véu de creme cobrindo a colher de pau. Tire do fogo antes que ferve e passe numa peneira fina. Deixe esfriar e então junte o creme de leite previamente batido.
Despeje o licor numa fôrma furada no centro, fazendo-a rolar entre as mãos, para que fique bem umedecida com o licor. Despeje a mistura na fôrma e conserve na parte mais fria do refrigerador durante 3 horas.
Desenforme o enfeite com merengues e pastilhas de chocolate.
Querendo um bavaroise de 3 cores, faça menos da metada de cada receita: chocolate, baunilha, morangos. Despeje uma camada na fôrma e leve ao refrigerador. Quando estiver sólida, junte a segunda. Deixe gelar e acrescente a terceira camada. Desenforme da maneira habitual e decore.




Bavaroise de Morangos:
Ingredientes:
1/2 kg de morangos; 4 ovos; 350 gr de açúcar; 1/2 litro de leite; 1/4 de litro de creme de leite; 10 folhas de gelatina; 1 cálice de rum.

Modo de Preparo:
Lave bem os morangos e tire-lhes os cabinhos. Reserve uns 10 ou 12. Leve os restantes ao fogo com 150 gr de açúcar e cozinhe durante 15 minutos. Passe numa peneira e deixe esfriar. Coloque a gelatina de molho na água fria.
Bata as gemas com o açúcar restante. Quando obtiver uma gemada clara e leve, junte aos poucos o leite fervente, mexendo sem parar. Acrescente a gelatina e leve ao fogo brando. Bata com força, para que a gelatina se dissolva completamente. Depois, vá mexendo devagar, até que o creme comece a formar um ligeiro véu sobre a colher de pau. Tire do fogo antes que ferva, passe numa peneirinha fina e deixe esfriar. Depois, junte o creme de leite previamente batido. Mexa delicadamente.
Umedeça com o rum uma fôrma furada no centro e despeje a mistura. Deixe no refrigerador por 3 horas. Desenforme e enfeite com os morangos reservados. Complete a decoração com alguns merengues.




Bem-Casados de Amêndoas:
Ingredientes:
1/2 kg de açúcar; 350 gr de amêndoas moídas; 2 xícaras, das de chá, de água; 1 colherinha, das de chá, de essência de baunilha; 8 gemas; 1 colher, das de sopa, bem cheia de chocolate em pó.

Modo de Preparo:
Faça uma calda com o açúcar e as duas xícaras de água. Deixe esfriar, junte as amêndoas moídas e torne a levar ao fogo, mexendo sempre até que a massa se desprenda da panela. Junte, então, as gemas e a essência de baunilha e divida a mistura obtida em duas partes iguais. Leve uma das partes novamente ao fogo até que enxugue bem, despregando do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar. À outra parte junte o chocolate em pó e leve também ao fogo até que se despregue do fundo da panela. Deixe também esfriar. Quando as duas massas estiverem frias, faça bolas, achate-as na palma da mão e una uma branca com uma escura. Arrume em caixinhas de papel frisado.




Bolinhos de Chuva:
Ingredientes:
2 colheres, das de sopa, de manteiga ou margarina; 3/4 de xicara de açúcar; 2 ovos; 1 colher, das de sobremesa, de fermento; 2 1/2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher, das de chá, de canela em pó; 1/2 colher, das de chá, de sal; 1 xícara de leite; Óleo para fritar, açúcar e canela em pó para envolvê-los.

Modo de Preparo:
Bata o açúcar com a manteiga ou margarina e junte os ovos, um de cada vez, batendo sempre. Peneire juntos a farinha, o fermento, a canela e o sal, acrescentando-os a mistura, alternadamente, com o leite. Misture bem e frite as colheradas em óleo quente, até que dourem de todos os lados. Retire os bolinhos e os deixe escorrer em papel absorvente, envolvendo-os em açúcar e canela.
Porção - 40 bolinhos.




Bom-Bocado:
Ingredientes:
1 kg de açúcar; 1/2 litro de água; 1 côco grande ralado; 100 gr de queijo ralado; 3 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 100 gr de farinha de trigo; 12 ovos.

Modo de Preparo:
Juntar o açúcar com a água e levar ao fogo até ferver. Colocar o côco e o queijo ralado. Deixar ferver até quase ponto de fio. Retirar do fogo, misturar a farinha, bem devagar para não empelotar. Esfriar, e ligar com os ovos inteiros, já bem batidos. Assar no forno, com calor moderado, em forminhas pequenas, muito bem untadas.




Bom-Bocado de Fubá:
Ingredientes:
3 xícaras, das de chá, de açúcar; 2 xícaras, das de chá, de leite; 2 vidros de leite de côco; 1 colher, das de sopa, de manteiga bem amolecida; 2 colheres, das de sopa, de fubá; 2 colheres, das de sopa, de farinha de trigo; 1 colher, das de sopa, de fermento em pó; 4 ovos; Manteiga (ou margarina).

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador em duas etapas, para não derramar. Unte a assadeira com manteiga (ou margarina) e polvilhe com farinha de trigo. Leve ao forno por cerca de 30 minutos (enfie uma faca na massa e se sair limpa, está assada). Espere esfriar e corte-a em quadrados.




Brigadeiros:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado; 2 colheres, das de sopa, rasas de manteiga ou margarina; 4 colheres, das de sopa, rasas de chocolate em pó; Chocolate granulado.

Modo de Preparo:
Cozinhe o leite condensado dentro da própria lata, durante cerca de 2 horas. Abra-a depois, despeje o conteúdo numa panela, junte a manteiga ou margarina, o chocolate em pó e mexa. Leve ao fogo baixo, mexendo de vez em quando para não pegar. Quando começar a desprender-se do fundo da panela, tire do fogo, despeje num prato raso e deixe esfriar. Enrole como bolinhas, passe-as no chocolate granulado e arrume em forminhas de papel.




Camafeu:
Ingredientes:
250 gr de nozes moídas; 250 gr de açúcar; 1 cálice de licor; 3 gemas e 1 clara; 1 colher, das de sopa, de chocolate em pó.

Modo de Preparo:
Misture o açúcar com as gemas, as nozes moídas, o licor, o chocolate e a clara batida em neve. Depois de tudo bem misturado, leve ligeiramente ao fogo. Espalhe na pedra mármore (ou numa bancada) na espessura de um centímetro e corte em rodelinhas com um cálice. Ponha no centro de cada rodela uma colherinha de glacê e sobre este um quarto de noz.




Canjica Deliciosa:
Ingredientes:
1 kg de canjica; 2 litros de leite de vaca; 1 côco bem grande; 3 a 4 pedaços de canela em casca; 3 a 4 cravos da índia; 1 pitada de sal; Açúcar a gosto; Canela em pó.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Depois da canjica ter ficado de molho desde a véspera, escorra, lave bem e coloque em uma panela grande. Cubra com água fresca, junte os cravos e a canela e leve ao fogo brando para cozinhar (essa água deve ser abundante para que todo o milho cozinhe por igual). Rale o côco, reserve uma xícara e retire todo o leite do restante e reserve em separado.

Segunda Etapa:
Quando a canjica estiver quase cozida, comece a adicionar o leite e quando estiver juntando a metade do leite, adicione açúcar a gosto e o leite de côco. Deixe continuar a ferver brandamente (mexa sem parar) e vá juntando o restante do leite. Estando a canjica bem cozida e o caldo grossinho, junte o côco ralado. Mexa rapidamente, deixe ferver ainda por uns três minutos e retire do fogo. Sirva quente ou fria. Conforme a preferência.




Carolinas:
Ingredientes:
Da Massa (Bombinhas):
1/4 kg de farinha-de-trigo; 100 gr de manteiga ou margarina; 6 ovos; Sal.

Do Creme:
70 gr de açúcar; 40 gr de farinha-de-trigo; 1/4 de litro de creme de leite; 1/2 litro de leite; 1/2 limão; Algumas gotas de essência de baunilha; 2 ovos.

Modo de Preparo:
Do Creme:
Bata as gemas com o açúcar e despeje polvilhando a farinha peneirada. Acrescente pouco a pouco o leite fervido a parte, com a baunilha e um pedacinho da casca de limão. Leve o creme ao fogo bem fraco e deixe cozinhar, mexendo continuamente. Quando ferver, deixe por mais 2 minutos. Tire então do fogo, retire a casca de limão e despeje o creme numa vasilha. Assim que estiver frio adicione o creme de leite batido a parte.

Da Massa (Bombinhas):
Unte uma assadeira com manteiga ou margarina. Leve ao fogo uma panela com 1/2 litro de água, a manteiga ou margarina e uma pitada de sal. Tire a panela do fogo e junte toda a farinha de uma só vez, mexendo energicamente. Leve novamente ao fogo e continue mexendo bem com uma colher de pau, até que a massa se torne aveludada (nesse ponto, ela se despregará do fundo e dos lados da panela, frigindo de leve). Tire então do fogo, deixe esfriar um pouco e junte os ovos, um a um, continuando a trabalhá-la por mais 10 minutos. Deixe-a repousar durante 1/2 hora. Depois ponha numa bisnaga de confeiteiro, fazendo sair um pouco de massa sobre a assadeira, tendo o cuidado de deixar os montinhos de massa um pouco distantes um dos outros. Se preferir bombinhas compridas (conhecidas também como éclair) distribua a massa na assadeira em forma de bastõezinhos com aproximadamente 6 cm de comprimento. Leve ao forno médio durante cerca de 20 minutos. Antes de tirá-las do forno verifique se as bombinhas estão ligeiramente douradas e bem crescidas. Se você as tirar cedo demais, elas murcharão irremediavelmente. Tire-as da assadeira com uma espátula e deixe-as esfriar. Faça em cada bombinha uma pequena abertura lateral. Coloque o creme já pronto na bisnaga de confeiteiro, com um bico liso para rechear as bombinhas. Querendo pode polvilhar com açúcar de confeiteiro.
Se quiser variar a apresentação das bombinhas, pode cobri-las com glacê de chocolate, feito dessa maneira: parta uma barra de chocolate em pedacinhos e dissolva em banho-maria, numa panelinha. Coloque as bombinhas sobre uma grelha e despeje por cima o chocolate derretido. Se o chocolate endurecer durante a operação, leve-a novamente ao fogo em banho-maria. O chocolate que passar através da grelha poderá ser recuperado destacando-o com uma faca.
Outra maneira muito usada é cobrir as bombinhas com um glacê de açúcar, ou seja, açúcar de confeiteiro misturado com calda de laranja ou limão, dessa forma: para cada 100 gr de açúcar, o caldo de um limão ou de uma laranja. Bata com uma colher até que fique um creme branquinho, nem muito mole nem muito duro. Ponha uma colherinha de glacê sobre cada bombinha.

Nota: As carolinas podem também serem recheadas com cremes de camarão, atum, palmito ou outras misturas.




Charlotte de Abacaxi:
Ingredientes:
1 lata de abacaxi ao natural; 8 gemas; 4 claras; 15 folhas de gelatina branca; 1/2 folha de gelatina vermelha; 14 colheres, das de sopa, bem cheias de açúcar; 1 lata de creme de leite (gelado e sem o soro); 2 1/2 copos de leite de vaca; 1 1/2 copo de calda de abacaxi.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Corte o abacaxi em pedacinhos e esprema bem para sair todo o caldo. Pique a gelatina e dissolva em banho-maria com 1 1/2 copo de calda e deixe esfriar. Bata em creme as gemas com o açúcar e, sempre batendo, vá adicionando o leite morno. Leve ao fogo brando, mexa até engrossar um pouco, porém retire antes de ferver, a fim de não talhar; deixe esfriar e junte a gelatina.

Segunda Etapa:
Bata as claras em neve, junte o creme de leite e, sempre mexendo, adicione o creme de gemas com gelatina e o abacaxi picadinho. Misture tudo muito bem e despeje em fôrma (de canudo no centro, previamente molhada). Leve ao refrigerador e só desenforme no dia seguinte, na hora de servir.




Charlotte de Abacaxi:
Ingredientes:
2 kg de açúcar; 1 litro de água; 1 colher, das de sopa, de baunilha em essência, 12 gemas grandes e bem amareladas; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de creme de arroz (50 gr); 1 colher, das de sopa, bem cheia de farinha de trigo (25 gr).

Modo de Preparo:
Comece por preparar uma calda em ponto de fio ralo, fervendo o açúcar com a água. Enquanto isso, separe as gemas das claras e passe-as pela peneira. Junte o creme de arroz e a farinha de trigo, peneirando-os juntos sobre as gemas e mexendo delicadamente, para ligar bem sem bater, e cubra com um pano úmido. Verifique se a calda está no ponto indicado. Retire metade para uma taça larga e funda, aromatize com a baunilha e reserve, deixando a calda restante sobre o fogo. Retire então uma porção de massa para uma xícara e mantenha a taça coberta como estava. Com uma colher de café, tire uma pequena porção de gemas (cerca de metade da colher), e com outra colherinha igual jogue-a na calda fervente. Isto deve ser feito muito rapidamente para não só obter uns "chuviscos" perfeitos como para não ter que estar corrigindo constantemente o ponto. Mas se, por falta de prática, isso acontecer, junte um pouco de água e deixe tomar o ponto inicial. À maneira que os "chuviscos" vão ficando prontos, retire-os com a escumadeira e coloque-os na calda aromatizada com baunilha. Depois de todos prontos, deixe escorrer numa peneira de taquara e arame o doce formando um cacho de uva, sob o qual se colocam 2 ou 3 folhas verdes ou, quanto a nós, o que é mais distinto e especial, servir simples, sem decoração, mas de acordo com a tradição dos doces de gemas, dentro de uma compoteira, completamente mergulhados na calda.




Chuviscos:
Ingredientes:
2 kg de açúcar; 1 litro de água; 1 colher, das de sopa, de baunilha em essência; 12 gemas grandes e bem amarelas; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de creme de arroz (50 gr); 1 colher, das de sopa, bem cheia de farinha de trigo (25 gr).

Modo de Preparo:
Comece por preparar uma calda em ponto de fio ralo, fervendo o açúcar com a água. Enquanto isso, separe as gemas das claras e passe-as pela peneira. Junte o creme de arroz e a farinha de trigo, peneirando-os juntos sobre as gemas e mexendo delicadamente, para ligar bem sem bater, e cubra com um pano úmido. Verifique se a calda está no ponto indicado. Retire metade para uma taça larga e funda, aromatize com a baunilha e reserve, deixando a calda restante sobre o fogo. Retire então uma porção de massa para uma xícara e mantenha a taça coberta como estava. Com uma colher de café, tire uma pequena porção de gemas (cerca de metade da colher), e com outra colherinha igual jogue-a na calda fervente. Isto deve ser feito muito rapidamente para não só obter uns "chuviscos" perfeitos como para não ter que estar corrigindo constantemente o ponto. Mas se, por falta de prática, isso acontecer, junte um pouco de água e deixe tomar o ponto inicial. À maneira que os "chuviscos" vão ficando prontos, retire-os com a escumadeira e coloque-os na calda aromatizada com baunilha. Depois de todos prontos, deixe escorrer numa peneira de taquara e arme o doce formando um cacho de uvas, sob o qual se colocam 2 ou 3 folhas verdes ou, quanto a nós, o que é mais distinto e especial, servir simples, sem decoração, mas de acordo com a tradição dos doces de gemas, dentro de uma compoteira, completamente mergulhados na calda.




Cocada Branca:
Ingredientes:
2 côcos ralados; 2 xícaras, das de chá, de açúcar.

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar e uma xícara de água numa panela e deixe ferver, sem mexer, cerca de quinze minutos.
Retire o leite puro do côco e misture-o à calda. Deixe ferver por mais dez minutos.
Junte o bagaço do côco e mexa sem parar com uma colher de pau, até aparecer o fundo da panela.
Despeje numa travessa ou pedra mármore, untado bem. Deixe esfriar.
Rendimento: Média de 25 cocadas.




Compota de Banana da Vovó:
Ingredientes:
12 bananas prata ou d'água bem grandes e maduras; 2 xícaras bem cheias de açúcar; 3 cravos-da-índia; Limão; 2 xícaras de água.

Modo de Preparo:
Caramele o açúcar e adicione a água. Deixe ferver até dissolver o caramelo e a calda engrossar um pouco. Adicione, então, as bananas inteiras ou em rodelinhas, suco de limão a gosto e os cravos. Deixe ferver em fogo brando até que a banana fique brilhante e com bonita cor avermelhada. Retire do fogo, deixe esfriar e coloque em compoteira.




Compota de Figo:
Ingredientes:
1 kg de figos verdes e grandes; 1 kg de açúcar cristal; 1 colher, das de sobremesa, rasa de bicarbonato de sódio.

Modo de Preparo:
Ponha bastante água em uma panela (quantidade necessária para cobrir os figos) e, quando estiver fervendo, deite o bicarbonato e logo em seguida os figos. Quando começar a ferver, marque 10 minutos e retire a panela do fogo. Tampe a panela e só no dia seguinte raspe os figos com uma faquinha (a casquinha sai com muita facilidade). Depois de todos limpos, fure com um palito e ponha em água fresca. Durante dois dias troque a água 2 ou 3 vezes. Faça com o açúcar e meio litro de água uma calda rala; deite os figos e leve ao fogo brando para ferver, por aproximadamente 30 minutos. Retire. No dia seguinte torne a levar ao fogo, deixando cozinhar lentamente até que os figos fiquem transparentes e com a calda relativamente grossa. Retire, deixe esfriar e guarde em compoteira.




Creme de Chantilly:
Ingredientes:
250 gr de creme de leite bem gelado e sem soro; 2 colheres, das de sopa, de açúcar de confeiteiro; Baunilha a gosto.

Modo de Preparo:
Bata o creme de leite com pouca força, junte o açúcar de confeiteiro e a baunilha e continue batendo até ficar bem espesso.




Creme de Chocolate:
Ingredientes:
6 gemas; 1 xícara, das de chá, de açúcar; 5 colheres, das de sopa, de vinho branco; 2 tabletes de chocolate meio amargo (dos grandes); 1/2 xícara, das de chá, de manteiga sem sal; 1 xícara, das de chá, de nozes picadinhas; 1 xícara, das de chá, de uvas-passas (das brancas); 6 claras em neve.

Modo de Preparo:
Bata as gemas com o açúcar, utilizando a batedeira. Ao mesmo tempo, leve o chocolate a banho-maria até derreter e junte a manteiga. Misture e reserve. Logo que as gemas estejam bem espumosas, acrescentar o vinho e a mistura de chocolate com a manteiga, batendo tudo muito bem. Retire o creme da batedeira, misture as nozes e as passas e, por último, as claras em neve.
Deite em taças de pé alto, decore com creme de chantilly (vide receita de creme de chantilly) e deixe gelar bem antes de servir.




Creme de Milho:
Ingredientes:
12 espigas de milho verde; 1 côco grande; 2 copos d'água; 1 xícara de açúcar; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Rale as espigas e passe-as na peneira. Rale o côco, tire o leite puro e ao côco ralado junte a água fervendo, para tirar mais leite. Misture tudo ao milho e leve ao fogo, mexendo-se sempre. Junte o açúcar e o sal. Cozinhe o creme, até desprender da caçarola. Despeje numa forma molhada e ponha para gelar.




Crêpe Suzette:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo; Manteiga; 2 xícaras de leite; 2 ovos; 2 colheres, das de chá, de fermento em pó; 1 colher, das de chá, rasa, de açúcar; 1 pitada de sal; Laranjas; Curaçau; Conhaque; Cointreau.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Ponha no liquidificador os ovos, 2 colheres, das de sopa, de manteiga derretida, o leite, o fermento, o sal, o açúcar e a farinha. Ligue o aparelho e bata até formar uma massa homogênea. Feito isso, passe pela peneira e deixe descansar por 20 minutos na geladeira.

Segunda Etapa:
Ponha em um prato 1 colher, das de chá, de curaçau, 150 gr de manteiga, 150 gr de açúcar e a casca ralada de uma laranja grande. Amasse bem com um garfo, até formar uma pasta (espécie de pomada).

Terceira Etapa:
Assim que a massa da panqueca tiver descansada, retire da geladeira, mexa bem e passe pela peneira. Unte uma frigideira com um pouco de manteiga, deixe esquentar e ponha 2 colheres, das de sopa, da massa. Incline a frigideira ligeiramente de um lado e de outro, a fim de que a massa esparrame bem e forme um círculo. Deixe dourar de um lado, vire e doure do outro. Conforme os crêpes forem ficando prontos, passe para um prato, espalhe, por cima, uma leve camada da pasta, dobre ao meio e, depois, novamente ao meio. Mantenha sempre o prato com os crêpes em lugar quente, até terminar de fazê-los.

Quarta Etapa:
Coloque todos os crêpes na frigideira com um pouquinho de manteiga, polvilhe com açúcar, regue com uma dose de conhaque, cointreau, ponha fogo e deixe flambar rapidamente. Apague o fogo, deitando por cima um pouco de caldo de laranja e tampando a frigideira. Sirva em seguida.




Curau:
Ingredientes:
12 espigas de milho verde; 6 xícaras de chá de água ou leite; 1 côco ralado; 1/2 colher de sopa de manteiga; 1 pitada de sal; Açúcar a gosto.

Modo de Preparo:
Rale as espigas. Adicione 4 xícaras d'água ou leite e passe por uma peneira fina. Rale o côco, à parte, junte mais 2 xícaras d'água e esprema tudo. Junte o leite de côco ao milho e adoce. Engrosse no fogo com manteiga e sal. Despeje em um prato ou em taças. Polvilhe com canela em pó e leve a geladeira. Sirva bem frio.




Cuscuz de Côco:
Ingredientes:
1 pacote de tapioca (a melhor qualidade); 1 côco grande ralado; 3 1/2 copos de água; 2 xícara de açúcar; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Ponha em uma tigela o côco, a tapioca e o sal peneirados com o açúcar. Junte a água fervente, mexa muito bem e despeje em uma fôrma de canudo no centro, previamente molhada com água gelada. Alise bem a superfície do cuscuz com uma colher. Tampe e envolva a forma com uma toalha.
Deixe, assim, permanecer por 3 horas. Desenforme em um prato e sirva ao natural ou gelado.




Doce de Abóbora com Côco:
Ingredientes:
1 abóbora madura; Açúcar; 1 côco ralado (se a abóbora for muito grande, junte 2 côcos ralados); Cravos; Canela em pau.

Modo de Preparo:
Descasque a abóbora madura e corte-a em pedaços; pese, tome o mesmo peso de açúcar e leve os pedaços a cozinhar numa panela só com um pouquinho de água, porque ela mesma verterá água suficiente para cozinhá-la. Depois de cozida, passe numa peneira, torne a levar para a panela, junte o açúcar que já foi pesado, o côco ralado, cravos e canela em pau e deixe em fogo brando mexendo sempre até que comece a desgrudar da panela, aparecendo o fundo. Deixe esfriar, levando depois para uma compoteira.




Doce de Abóbora sem Côco:
Ingredientes:
1 abóbora madura; Açúcar; Cravos; Canela em pau.

Modo de Preparo:
Descasque a abóbora madura e corte-a em pedaços; pese, tome o mesmo peso de açúcar e leve os pedaços a cozinhar numa panela só com um pouquinho de água, porque ela mesma verterá água suficiente para cozinhá-la. Depois de cozida, passe numa peneira, torne a levar para a panela, junte o açúcar que já foi pesado, alguns cravos e uns pedaços de canela em pau e deixe em fogo brando mexendo sempre até que comece a desgrudar da panela, aparecendo o fundo. Deixe esfriar, levando depois para uma compoteira.




Doce de Cidra:
Ingredientes:
18 laranjas-da-terra; 1 1/2 kg de açúcar cristal; 3 ou 4 cravos-da-índia.

Modo de Preparo:
Descasque as laranjas com faca afiada ou passe pelo ralador, tirando apenas a casquinha verde. Corte as laranjas em quatro partes sem, contudo, separá-las (no sentido do comprimento da fruta). Tire a polpa das laranjas que não é utilizada. Lave-as em água corrente e leve ao fogo cobertas com água quente para uma rápida fervura. Escorra bem, deixe esfriar e ponha de molho em bastante água fresca. Troque a água uns três ou quatro dias até a fruta perder todo o amargo. Faça com o açúcar e um litro de água uma calda rala. Adicione as laranjas e os cravos, deixe ferver, por aproximadamente 30 minutos e retire. No dia seguinte torne a levar ao fogo brando e deixe ferver até que as frutas fiquem transparentes e brilhantes e a calda relativamente grossa.




Doce de Leite:
Ingredientes:
1 litro de leite; 250 gr. de açúcar; Baunilha.

Modo de Preparo:
Leve o leite com o açúcar ao fogo e deixe em fogo brando, mexendo de vez em quando com uma colher de pau até que fique bem apurado tirando ainda meio mole. Se quiser mais duro, deixe mais um pouco no fogo, mexendo até aparecer o fundo do tacho. Momentos antes de tirar, perfume com baunilha ou casquinhas de limão-verde.




Doce de Mamão Verde:
Ingredientes:
2 ou 3 mamões verdes; Açúcar; Cascas de limão (galego não serve e nem limão-cravo).

Modo de Preparo:
Tome dois ou três mamões verdes, risque-os com a ponta de uma faca para que percam o leite. Passada uma hora mais ou menos, corte-os em pedaços, tire-lhes as sementes, raspando-os um pouco por dentro e rale todos os pedaços num ralo de ralar côco, sem lhes tirar a casca.
Depois de ralado todos os pedaços, deixe de molho até o dia seguinte. Escorra então muito bem, meça a massa em pratos fundos e junte-lhes tantos pratos fundos de açúcar quantos forem os de massa e leve ao fogo com um pouco de água e cascas de limão (galego não serve e nem limão-cravo). Deixe cozinhar em fogo brando, mexendo de vez em quando. Quando começar a secar, mexa sem parar até aparecer o fundo da panela. Deixe esfriar e guarde em compoteiras.




Gelado Sonho de Valsa:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado; 2 latas de leite de vaca (a mesma medida do leite condensado); 8 ovos; 8 colheres, de sopa rasa, de açúcar; 1 colher, de café, de extrato de baunilha; 14 a 16 bombons; 2 latas de creme de leite; 1 colher, de café rasa, de sal; 1 colher, de sopa rasa, de maisena.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Misture o leite condensado com as gemas, o leite de vaca e a maisena; passe por peneira fina e leve ao fogo brando. Mexa com colher de pau até obter creme de boa consistência. Perfume com baunilha, misture, retire do fogo, deite num refratário e deixe esfriar.

Segunda Etapa:
Bata as claras em neve com o sal, adicione o açúcar aos poucos e continue a bater até o ponto de suspiro. Sempre batendo, junte duas latas de creme de leite gelado e o soro. Corte os bombons em fatias (não importa que esfarelem). Reserve metade da quantidade obtida para a decoração.

Terceira Etapa:
Espalhe o restante dos bombons sobre o creme amarelo e, sobre este, coloque o creme branco. Leve ao congelador por várias horas. Depois recubra com os pedacinhos reservados dos bombons. Deixe permanecer no congelador até o dia seguinte. Este gelado deve ser feito de véspera. Sirva no próprio refratário. Se preferir, enfeite com bombons inteiros.




Leite Condensado com Uva:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado; 4 gemas; 2 colheres de manteiga; Uva Itália.

Modo de Preparo:
Leve ao fogo mexendo para que não grude na panela. Quando aparecer o fundo da panela está pronto.
Coloque a uva no meio e enrole.




Maçãs do Amor:
Ingredientes:
340 gr de açúcar granulado; 1/2 copo americano de glucose de milho; 1 copo americano de água; 1 colher, das de chá, de anilina vermelha; 6 maçãs pequenas e vermelhas; 6 palitos tipo de sorvete.

Modo de Preparo:
Ferva o açúcar com a glucose, a água e a anilina, até obter uma calda em ponto de quebrar. Para reconhecer a exatidão desse ponto, jogue algumas gotas dentro de um copo com água. Se ficar como vidro, estará correto.
Retire do fogo e passe rapidamente as maçãs que já devem ter o palito bem fixado na parte do pé.
Coloque-as sobre uma superfície untada e aguarde que esfriem. Se a calda começar a endurecer, leve ao fogo baixo para mantê-la líquida.




Manjar Branco:
Ingredientes:
1 litro de leite; 1 garrafinha de leite de côco serigy; 4 colheres, das de sopa, de maisena; Açúcar a gosto.

Modo de Preparo:
Leve o leite ao fogo com açúcar. A parte dissolva a maisena com o leite e reserve. Quando o leite estiver fervendo, coloque o leite de côco, dê uma mexida e a seguir coloque a maisena desmanchada mexendo sempre para não encaroçar até que fique um mingau grosso. Retire e despeje numa forma, de canudo, molhada. Deixe esfriar, coloque-a na geladeira. Depois de gelado, coloque em um prato e sirva com doce de ameixa em calda.




Marrons de Banana:
Ingredientes:
8 bananas d'água; 15 colheres, das de sopa, mal cheias de açúcar; 1 cálice de vinho tinto; Essência de baunilha; Açúcar cristal.

Modo de Preparo:
Amasse as bananas, junte o açúcar e leve ao fogo brando, até que apareça o fundo da panela.
Junte o vinho e deixe ficar no fogo até aparecer novamente o fundo da panela. Retire, junte um pouco de essência de baunilha e despeje numa travessa untada com manteiga. No dia seguinte enrole os marrons em forma de bananinhas, passe-os em açúcar cristal e leve ao sol para secar.
Embrulhe-os em papel impermeável.




Merengue:
Ingredientes:
4 ovos; 200 gr de açúcar; Farinha de trigo; Manteiga; Chantilly.

Modo de Preparo:
Separe as claras, que devem ser batidas com batedeira elétrica ou manual, de maneira lenta mas constante, até ficarem bem firmes. Para um melhor resultado é preciso bater sem parar.
A seguir, despeje o açúcar pouco a pouco, mexendo lentamente. Coloque na fôrma uma folha de papel impermeável ou alumínio, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Não esqueça de passar, primeiro, um pouco de manteiga ou margarina na fôrma, para fixar o papel.
Os merengues podem ser redondos ou em pequenos bastões.
Faça-os com a bisnaga de confeiteiro e iguale a superfície com a ponta do dedo. Deixe descansar por 10 minutos, mais ou menos.
Querendo, pode-se polvilhar os merengues com uma leve camada de açúcar. Coloque no forno brando, podendo deixar a tampa do mesmo um pouco aberta, durante 30 minutos.

Importante:
Os merengues não devem assar, mas somente secar. Destaque-os do papel com o auxílio da espátula. Depois de frios passe chantilly, formando casadinhos. O chantilly já deve estar pronto, com 200 gr de creme de leite fresco e açúcar a gosto - não bata demasiadamente para evitar que se transforme em manteiga.
Creme de chocolote e sorvetes são os acompanhamentos ideais para este merengue.




Mil Fôlhas:
Ingredientes:
Ingredientes da Massa Folhada:
1/2 kg de farinha de trigo; 250 gr de gordura vegetal; 250 gr de margarina; 270 gr de água com sal.

Ingredientes do Creme:
3 xícaras, das de chá, de leite; 2 colheres, das de sopa, de maisena; 4 colheres, das de sopa, de açúcar; 2 gemas; 1 colher, das de sopa, de claybom; 1 colher, das de sopa, de rum; Gotas de baunilha.

Modo de Preparo:
Da Massa Folhada:
Misture a margarina e a gordura vegetal com a terça parte da farinha. Achate e deixe de lado. Misture o resto da farinha com água e sal até conseguir uma massa lisa, como de pastel, porém mais macia. Deixe repousar 10 minutos. Estenda com o rolo a massa de farinha e água, formando mais ou menos um quadrado. No meio do quadrado, coloque a massa de gordura vegetal, margarina e farinha de trigo. Pegue nos ângulos do quadrado de massa e dobre-os para o centro. Passe o rolo do meio para as extremidades, levemente, até dar uma forma retangular. Deixe a massa com um e meio centímetro de grossura. Dobre o retângulo de massa em três. Estende-a com o rolo, torne a dobrar em três e leve ao refrigerador por meia hora. Repita três vezes essa operação.

Do Creme:
Leve o leite ao fogo com o açúcar. Quando ferver, junte a maisena dissolvida no leite. Mexa até encorpar. Tire do fogo, junte a baunilha, o rum e a gema. Mexa no fogo por alguns instantes, até formar bolhas, sem deixar subir a fervura. Tire e acrescente o claybom.

Do Mil Fôlhas:
Corte três discos de massa folhada, pouco maiores que um prato raso comum. Asse-os no forno quente.
Arrume, num prato redondo, um disco de massa folhada, uma camada de creme já frio, outro disco de massa, mais creme, e termine com o último disco de massa. Polvilhe com açúcar.




Moranguinhos:
Ingredientes:
1 prato, fundo, cheio de côco ralado; 1 prato cheio de açúcar; 5 ovos; 5 folhas de gelatina vermelha; Açúcar cristal.

Modo de Preparo:
Pique bem a gelatina, põe 1/2 xícara de água fervendo, dissolva muito bem. Quando estiver frio jogue o côco e o açúcar sempre mexendo. Coloque os ovos inteiro 1 por 1 e mexa. Leve ao fogo e mexa com uma colher de páu. Está pronto quando soltar da panela.
Pode-se fazer a noite e enrolar de manhã. Molhe as mãos. Passe no açúcar cristal.




Mousse de Abacaxi:
Ingredientes:
1 lata de abacaxi ao natural; 6 gemas; 3 claras; 12 folhas de gelatina branca; 1/4 de folha de gelatina vermelha; 14 colheres, das de sopa, cheias de açúcar; 250 gr de creme de leite; 3 copos de leite.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Corte o abacaxi em pedacinhos e ponha em uma peneira para escorrer. Meça um copo de calda do abacaxi e deite sobre as folhas de gelatina previamente picadas. Deixe de molho por, aproximadamente, meia hora. Bata em creme as gemas com doze colheres de açúcar e, mexendo rapidamente, incorpore, aos poucos, três copos de leite morno. Ponha a gemada em uma panela e leve ao fogo, sem parar de mexer, por uns cinco minutos. Retire antes de ferver e deixe amornar. Leve a gelatina ao fogo para derreter com a calda em que está de molho, retire e deixe amornar. Bata um suspiro consistente com as claras e duas colheres, das de sopa, de açúcar.

Segunda Etapa:
Ponha em uma vasilha e misture muito bem a gemada, a gelatina, o abacaxi picadinho, o creme de leite gelado (se for de lata, sem soro) e, por último, o suspiro. Despeje em fôrma molhada ou untada com óleo de amêndoas. Leve à geladeira e só desenforme no dia seguinte à hora de servir. Enfeite a musse, ao redor, com metades de fatias de abacaxi em cujo centro se coloca uma cereja ou uma ameixa preta.

Rendimento: 10 a 12 porções.




Mousse de Chocolate:
Ingredientes:
9 gemas; 6 claras; 200 gr de manteiga sem sal; 8 colheres, das de sopa, de açúcar; 250 gr de chocolate superior, meio amargo, em barra; 2 colheres, das de sopa, de conhaque, uísque ou rum; 1/2 colher, das de café, de essência de baunilha.

Modo de Preparo:
Corte o chocolate em pedacinhos, junte a manteiga e dissolva em banho-maria.
Bata as gemas, de preferência na batedeira, até esbranquiçar e dobrar de volume. Junte o açúcar e continue a bater, até obter perfeito creme. Feito isso (não para de bater), vá adicionando o conhaque, a mistura ainda morna de chocolate com manteiga, a baunilha e, por último, as claras em neve. Depois de muito bem batido e do creme ter tomado alguma consistência, distribua em taças ou deite na compoteira e leve ao refrigerador.
Sirva bem gelado com chantilly ou baba-de-moça.




Mousse de Maracujá:
Ingredientes:
1 lata de creme de leite; 2 latas de leite condensado; A mesma medida da lata de maracujá (colocar 4 maracujás bem grande).

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador por 5 minutos. Depois coloque numa vasilha e leve à geladeira.




Ovos Nevados:
Ingredientes:
1 litro de leite desnatado; 6 ovos; 1 colher, das de sobremesa, (rasa) de maisena; Baunilha; Adoçante da preferência.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Separe as gemas e bata as claras em neve, em ponto consistente. Leve um panela grande ao fogo com o leite e, assim que ferver, vá deitando colheradas de claras em neve. Deixe cozinhar um pouco e, com o auxílio de uma escumadeira, vire as bolas de clara para que cozinhem por igual. Assim que estiverem cozidas, retire com a escumadeira e arrume em um prato grande côncavo. Proceda sempre da mesma forma até terminar toda a clara. Tome cuidado para não cozinhar em demasia. Estando pronto, retire o leite do fogo e deixe amornar.

Segunda Etapa:
Bata as gemas com a maisena, até formar um creme leve, com o dobro do volume e esbranquiçado. Sempre batendo, vá adicionando o leite aos poucos (meça antes o leite e, se faltar, complete para formar novamente um litro). Leve a gemada ao fogo e vá mexendo com colher de pau até engrossar. Feito isso, adoce a gosto com adoçante e perfume com gotinhas de baunilha. Estando pronto, espalhe cuidadosamente sobre as bolas de neve (claras cozidas).
Sirva morno ou gelado.




Pamonha de Milho Verde:
Ingredientes:
12 espigas de milho; 1/2 côco ralado; Sal; 6 a 8 colheres, das de sopa, de açúcar.

Modo de Preparo:
Limpe as espigas e reserve as palhas.
Rale o milho verde, deixando-o meio grosso. Escorra sobre uma peneira grossa e reserve o caldo.
Misture à massa do milho, o côco ralado, açúcar e uma pitada de sal. A consistência da massa deve ser cremosa. Se estiver muito grossa, misture um pouco do caldo.
Separe pequenas porções da massa e enrole em palhas do milho. Amarre com tiras da mesma palha. Verifique se as pamonhas estão bem embrulhadas, para que não penetre água durante o cozimento.
Leve um caldeirão grande com bastante água ao fogo; assim que a água começar a ferver coloque as pamonhas na água.
Deixe fervendo até a palha amolecer e o vapor ficar com forte cheiro de milho verde. Sirve bem quente.
Rendimento: 8 a 10 pessoas.




Papo-de-Anjo:
Ingredientes:
12 gemas; 1 kg de açúcar; 4 xícaras de água.

Modo de Preparo:
Faça com o açúcar e a água, uma calda rala. Bata as gemas, de preferência, na batedeira, até dobrarem de volume, esbranquiçarem e perderem o gosto de ovo. Distribua em forminhas pequenas (próprias para empadas), untadas com manteiga. Arrume em tabuleiros e leve ao forno quente para assar. Retire assim que estiverem sequinhos, porém não se deve deixar corar. Faça em cada papo-de-anjo, com um palito, dois ou três furos de lado a lado e mergulhe-os na calda fervente. Deixe cozinhar até que fiquem completamente passados pela calda. Retire uma escumadeira e ponha em uma peneira para escorrer. Arrume em um prato e regue com um pouco de calda.
Rendimento: 12 a 15 porções.




Pastéis de Nata:
Ingredientes:
Para Massa Folhada:
500 gr de farinha; 1 ovo; 1 colher, das de chá, de sal; 1 colher, das de sopa, de margarina; 1/2 copo de água; 400 gr de margarina em tabletes.

Para o Creme de Nata:
250 gr de açúcar; 1 copo de água; 1/2 litro de leite; 60 gr de maisena; 8 gemas; Baunilha a gosto.

Modo de Preparo:
Da Massa Folhada:
Peneire a farinha, abra uma cova no centro e deite o ovo, a margarina (1 colher) amolecida, o sal e a água, misturando tudo muito bem. Amasse e sove a massa, e deixe descansar na geladeira, durante 30 minutos, tapada com um pano úmido. Divida a margarina em 4 porções. Abra a massa em retângulo, espalhe uma porção de margarina por toda a superfície, mas não chegando até às beiras. Dobre em 3, deixe descansar 15 minutos, volte a abrir a massa e repita a mesma operação até terminar as restantes porções de margarina. Deixe repousar 30 minutos, abra a massa em retângulo, apare as beiradas e enrole como rocambole. Os rolinhos devem ficar com 4 centímetros de diâmetro. Esta porção de massa faz cerca de 5 rolos. Cortar em fatias com 2 centímetros de espessura, colocar em formas (tipo bom-bocado) pequenas e com o polegar molhado em água, abra a massa, partindo do centro e fazendo-a subir até a beira da forma. Apare as beiradas, deite o creme até o meio da forma e asse em forno quentíssimo, até corarem, chegando mesmo a criar pequenas bolhinhas escuras.

Do Creme de Nata:
Fazer uma calda em ponto de fio grosso, deixar esfriar um pouco e juntar ao leite, já misturado com a maisena e as gemas. Passar na peneira e deitar nas forminhas, conforme acima indicado. O creme não é cozido antes de rechear a massa. Cozinha ao mesmo tempo que o folhado assa.




Pastéis de Nozes (Ataife):
Ingredientes:
Para Massa:
1 1/2 xícara de chá de leite; 1 tablete de fermento; 1 pitada de sal; 3 1/2 xícaras de água morna; 4 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada; 2 claras de ovo (para fechar os ataifes).

Para o Recheio:
18 colheres, das de sopa, de açúcar; 300 gr de nozes moídas; 1 colher, das de sopa, de água de flor de laranja.

Para a Calda:
4 xícaras, das de chá, mal cheias de açúcar granulado; 1/2 litro de água; Gotas de limão; 1 colher, das de sopa, de água de flor de laranjeira.

Modo de Preparo:
Da Massa:
Coloque o leite numa vasilha e junte o fermento e o sal. Dissolva com as mãos o fermento e deixe descansar por 10 minutos. Junte, então, 2 xícaras de água morna, mexendo com as mãos. Vá acrescentando, aos poucos e trabalhando com as mãos, a farinha. Trabalhe a massa, que é bem mole, com as mãos, durante 10 minutos. Passe essa mistura por uma peneira grossa. Para ajudar a passar, acrescente o restante da água morna. A massa é realmente mole, quase uma pasta. Deixe descansar por 1 1/2 hora.

Do Recheio:
Prepare o recheio, misturando muito bem o açúcar com as nozes. Reserve. A água de flor de laranjeira deve ser colocada na hora de preparar os ataifes.

Da Calda:
Misture o açúcar e a água e leve ao fogo brando até formar uma calda grossa. Acrescente as gotas de limão e a água de flor de laranjeira.

Dos Ataifes:
Com a massa já descansada e preparados o recheio e a calda, inicie a fase final. Para "fritar" os ataifes, utilize uma frigideira de fundo grosso, ou uma panquequeira com dispositivo anti-aderente. Coloque uma pequena bola na frigideira e abra com a mãos, até obter uma "panqueca" de 10 cm de diâmetro. Leve ao fogo forte e retire quando começar a dourar. Não é preciso virar. Coloque o ataife aberto num local quente e repita a operação até preparar toda a massa. Não empilhe os ataifes preparados. Uma operação que dá trabalho semelhante ao de preparar panquecas. Adicione, então, a água de laranjeira ao recheio. Coloque no centro de cada ataife, de cada "panqueca", 1 colher, das de sobremesa, do recheio. Junte as pontas, fazendo uma meia luz, um pastel. Molhe o dedo na clara de ovo e passe nas bordas. A clara vai ajudar a selar os ataifes. Vá colocando, sem empilhar, em travessas. Sirva com a calda ao lado, para cada qual se divertir à vontade.

Rendimento: 30 a 40 ataifes.




Pastéis de Santa Clara:
Ingredientes:
Para Massa:
1 copo de água morna; 1 colherinha de sal; 2 ovos; Farinha quanto baste para formar a massa.

Para o Recheio:
350 gr de amêndoas moidas o mais possível; 15 gemas; 5 claras em neve; 2 colheres, das de sopa, de manteiga; 600 gr de açúcar.

Modo de Preparo:
Da Massa:
Vire a água numa vasilha funda, junte-lhe o sal e os ovos e bata com a mão até levantar espuma. Então vá ajuntando farinha, aos poucos, sempre trabalhando a massa até que ela fique bem ligada e elástica. Divida-a em quatro partes, leve uma dessas partes para uma mesa polvilhada de farinha de trigo e sove-a até abrir bolhas. Estenda-a então com o rolo e leve para o centro de uma mesa forrada com uma toalha e em lugar arejado. Duas pessoas esticam-na com as mãos, com muito cuidado para não arrebentá-la demais, pois terá que ficar fina como uma folha de papel de seda. Deixe-a secar e nos lugares que forem enrugando passe manteiga derretida com uma pena ou pincel. Corte a massa em quadrados de quinze centímetros mais ou menos, junte de dois a dois esses quadrados, ponha no centro, ao comprido, um pouco de recheio, enrole sem apertar e dobrar as pontas por cima. Faça o mesmo com as outras partes da massa. Prontos todos os pastéis, leve-os ao forno em tabuleiro polvilhado de farinha de trigo. O forno deve ser bem quente e os pastéis devem ficar ligeiramente tostados. Depois de assados, polvilhe-os levemente de açúcar e arrume com cuidado num prato.

Do Recheio:
Faça com o açúcar uma calda, deixe esfriar, junte-lhe os outros ingredientes e leve a panela ao fogo brando, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Recheie então os pastéis como foi explicado acima.




Pasteizinhos de Banana:
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo; 2 gemas; 2 colheres, das de sopa, de conhaque ou rum; 1 colher, das de sopa, de manteiga; 1 colher, das de café, rasa de sal; 1 colher, das de café, rasa de fermento em pó; 1 copo, aproximadamente, de água morna.

Para o Recheio:
4 a 5 bananas prata; Açúcar e canela; Óleo.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa (massa):
Peneire a farinha com o fermento em pó e o sal. Faça um cova no centro e deite as gemas batidas com a manteiga e o conhaque. Amasse com as pontas dos dedos e junte água aos poucos até ligar os ingredientes e obter massa fofa, porém que não pegue nas mãos. Amasse bem, cubra e deixe repousar por duas horas.

Segunda Etapa:
Estenda a massa bem fina, com o rolo, em mesa ligeiramente polvilhada com farinha. Faça os pastéis bem pequenos recheados com 3 ou 4 rodelinhas de banana. Frite em óleo quente, arrume em um prato e polvilhe com açúcar e canela em pó a gosto. Sirva imediatamente em seguida. É uma excelente idéia para a hora do lanche.




Pavê de Biscoitos de Maisena:
Ingredientes:
125 gr de manteiga ou claybom; 1 xícara de açúcar; 2 ovos; 1 lata de creme de leite (antes de abrir tem que ficar 3 horas na geladeira); 300 gr de biscoitos maisena; 1 lata de leite condensado (1 hora no fogo).

Modo de Preparo:
Misture a manteiga com açúcar, as gemas e depois as claras em neve. Por fim o creme de leite. Quando estiver bem misturado, coloca-se no pirex uma camada de massa e uma de biscoito, sucessivamente, terminando com os biscoitos. Por cima, põe-se o leite condensado.




Pavê de Chocolate:
Ingredientes:
250 gr de manteiga sem sal; 250 gr de açúcar; 4 gemas; 125 gr de chocolate em barra; 250 gr de amêndoas (sem películas e torradas) ou nozes raladas ou picadinhas; 400 gr, aproximadamente, de palitos franceses; 1 1/2 copo de leite; 1 cálice grande de vinho do Porto; 4 colheres, das de sopa, bem cheias de açúcar.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa:
Bata em creme a manteiga com o açúcar, junte as gemas, uma de cada vez, e, sempre batendo, adicione o chocolate dissolvido na metade do vinho (banho-maria).

Segunda Etapa:
Misture o leite com o restante do vinho do Porto e adoce com as 4 colheres, das de sopa, de açúcar. Arrume em um prato uma camada de biscoitos levemente umedecidos no leite, espalhe por cima uma camada do creme de manteiga e polvilhe com amêndoa. Torne a colocar novas camadas de biscoitos, de creme e de amêndoa. Termine a arrumação com biscoitos. Cubra todo o pavê com o restante do creme e polvilhe com amêndoa. Conserve na geladeira e só comece a servir depois de 12 horas, no mínimo.




Pavê de Morango:
Ingredientes:
1 kg de moranguinhos frescos e selecionados; 250 gr de manteiga sem sal; 250 gr de açúcar; 4 gemas; 2 copos de leite; 1 cálice pequeno de vinho do Porto ou Moscatel; 250 gr de creme de leite fresco; 250 gr de creme chantilly; 1/2 kg de palitos franceses ou biscoitos champanha; 6 colheres, das de sopa, de leite condensado; 1 pitada de vanilina.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa (creme de morangos):
Bata muito bem a manteiga com 3 gemas, junte aos poucos 250 gr de açúcar (passado em peneira bem fina) e continue a bater, até obter creme leve sem gosto de ovo. Feito isso, adicione, apenas misturando, 250 gr de creme de leite batido, 1/2 kg de moranguinhos (bem lavados e enxutos) amassados com um garfo e a vanilina.

Segunda Etapa:
Tome uma fôrma própria para tortas e forre com uma folha de papel celofane (deixe as pontas do papel voltadas para fora). Bata no liquidificador o leite de vaca, 1 gema, o leite condensado e o vinho; ponha em uma tigela. Arrume, no fundo da fôrma, uma camada de biscoitos levemente molhados no leite com vinho e espalhe por cima farta camada de creme de morangos. Torne a colocar novas camadas de biscoitos e de creme de morangos. Proceda sempre da mesma forma, até terminarem todos os ingredientes, devendo a última camada ser de biscoitos. Dobre as pontas do papel para dentro, cubra com um prato de papelão, ponha um peso em cima e conserve na geladeira até o dia seguinte.

Terceira Etapa:
Desenforme quase à hora de servir, cubra inteiramente com o creme de chantilly e enfeite com os moranguinhos restantes e inteiros. Conserve na geladeira.




Pavê de Ricota:
Ingredientes:
300 gr de ricota; 4 colheres, das de sopa, de açúcar; 1 gema; 1 cálice de licor; 1 colher, das de sopa, bem cheia de chocolate amargo em pó; 200 gr de biscoitos champanha; 1 copo com 3/4 de licor doce e 1/4 de conhaque ou rum.

Modo de Preparo:
Bata bem a ricota fresca com uma colher de pau. Junte 3 colheres de açúcar, a gema e o cálice de licor. Trabalhe a massa até que fique homogênea. Divida-a, em seguida, em 2 porções iguais. Acrescente a uma delas o chocolate em pó e mais 1 colher de açúcar. Mexa bem.
Misture o conhaque ou rum e o licor doce. Molhe rapidamente alguns biscoitos e com eles forre um pirex fundo. Coloque uma camada de massa clara e cubra com mais biscoitos embebidos. Por cima, uma camada de creme escuro, e depois nova camada de biscoitos embebidos. Mais uma de creme claro, a assim sucessivamente até acabarem os ingredientes, devendo a última camada ser de creme (claro ou escuro). Leve à geladeira e sirva só no dia seguinte.




Pé de Moleque:
Ingredientes:
1 rapadura; 1/2 kg de amendoim torrado e sem películas; 1 colher, das de sobremesa, rasa de manteiga.

Modo de Preparo:
Corte a rapadura em pedaços, ponha em uma panela com uma xícara de água e leve ao fogo brando, quando estiver derretida retire e coe em um guardanapo. Junte a manteiga e torne a levar ao fogo brando deixando ferver até o ponto de bala mole. Junte os amendoins (a metade moída) e mexa com colher de pau até começar a aparecer o fundo da panela. Retire, bata bem e espalhe em mármore untado. Depois de morno, corte em losangos.




Petits-fours de Amêndoa:
Ingredientes:
1 clara de ovo; 75 gr de amêndoa moída; 40 gr de açúcar; 2 gotas de essência de amêndoa; Amêndoa em lascas para decorar.

Modo de Preparo:
Aqueça o forno em 150 graus (forno brando). Forre uma assadeira com uma folha de papel-manteida. Bata a clara até endurecer e acrescente a amêndoa, o açúcar e a essência. Monte um saco de confeitar com um bico estrela médio e coloque nele a mistura.
Faça pequenas estrelas sobre a assadeira; ponha uma lasca de amêndoa sobre cada uma e asse por 15 a 20 minutos, até começar a dourar. Deixe os petits-fours esfriar sobre uma grade de metal e garde-os em um recipiente bem fechado, até a hora de servir.




Pudim de Aipim:
Ingredientes:
2 xícaras de aipim ralado; 2 xícaras de açúcar; 3 colheres, das de sopa, de manteiga; 2 xícaras de leite, sendo que uma é leite de vaca e a outra é de côco; 3 ovos inteiros; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Misturar o aipim ralado, o açúcar, a manteiga, os ovos inteiros e no final o leite de côco e o de vaca. Misture bem com colher de pau, unte a forma, polvilhe com açúcar e asse em banho-maria. Em forno pré aquecido, cobrir com a tampa. Depois deixe corar.




Pudim de Clara:
Ingredientes:
6 claras de ovos; 12 colheres, das de sopa, de açúcar; Calda de açúcar queimado; 2 xícaras de leite, sendo que uma é leite de vaca e a outra é de côco; 3 ovos inteiros; 1 pitada de sal.

Ingredientes do Creme:
1 copo de leite; 2 gemas de ovos; Gotas de baunilha; 1 colherinha, das de chá, de margarina; 1 colher, das de sobremesa, de maisena; Açúcar a gôsto.

Modo de Preparo:
Bata as claras em neve. Junte, pouco a pouco, as 12 colheradas de açúcar, batendo bem. Despeje esse suspiro numa fôrma forrada com calda de açúcar queimado e leve ao forno.

Modo de Preparo do Creme:
Leve ao fogo o leite com o açúcar, deixe ferver e acrescente a maisena diluída num pouquinho de leite frio. Mexa bem para não encaroçar. Deixe encorpar e junte as gemas e a baunilha. Mexa e deixe mais um instantinho no fogo. Tire e junte a margarina. Mexa bem.

Desenforme o pudim de claras ainda quente. Depois deixe esfriar e cubra com o creme.




Pudim de Laranja:
Ingredientes:
1 copo de caldo de laranja; Açúcar a gosto; 9 ovos.

Modo de Preparo:
Misture o caldo de laranja com o açúcar; junte depois os ovos que já devem estar bem mexidos com uma colher de pau. Passe por uma peneira de arame tantas vezes quantos forem os ovos. Em fôrma caramelada ou untada com manteiga, leve ao forno em banho-maria.




Pudim de Pão:
Ingredientes:
250 g de pão amanhecido; 1/2 litro de leite; 4 ovos inteiros; 2 gemas; 1 cálice de vinho do Porto ou conhaque; 100 g de uvas-passas sem sementes; noz-moscada; canela em pó; 2 colheres, das de sopa, cheias de manteiga; 8 a 10 colheres, das de sopa, de açúcar.

Modo de Preparo:
Tire a casca do pão e deite sobre o miolo o leite fervente. Quando estiver mole, passe no liquidificador (ou peneire). Bata as gemas com o açúcar, junte a manteiga amolecida, as passas, uma pitada de canela em pó, um pouco de noz-moscada ralada e o vinho do Porto; misture tudo à massa de pão e, por último, as claras em neve. Mexa bem e deite em uma fôrma untada com manteiga. Asse em forno quente, em banho-maria.




Pudim de Leite:
Ingredientes:
2 latas de leite condensado; 2 latas de leite de vaca (usar para medição as latas do leite condensado); 6 ovos.

Modo de Preparo:
Junte todos os ingredientes e bata-os no liquidificador até ficar espumando. Coloque esta massa em fôrma caramelizada (vide modo de preparo do caramelo abaixo) e leve para cozer em banho-maria aproximadamente 50 minutos. Estará pronto quando espetar o pudim com um palito e o mesmo sair seco.

Maneira de fazer o caramelo:
250 gr de açúcar e um pouco de água quente. Coloque o açúcar numa frigideira ou numa panelinha e vá mexendo até que se derreta por igual. Quando a calda tomar uma cor dourada, junte-lhe um pouco de água quente desmanchando bem o caramelo que se formou. Entorne depois dentro da fôrma.




Pudim de Tapioca:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de tapioca; 1 litro de leite fervido - e deixe esfriar; 1 côco ralado fresco; 1 lata de leite condensado; 2 colheres de sopa de manteiga; 2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de Preparo:
Coloca a tapioca de molho no leite, leve a geladeira e deixe por 24 horas. Depois junte os restantes dos ingredientes à tapioca, misture bem e despeje numa forma caramelizada com buraco no meio. Ponha ao forno em banho maria por 50 minutos ou até assar.




Queijadinhas (com queijo):
Ingredientes:
1 xícara de côco ralado; 1 lata de leite condensado; 1 colher, das de sopa, de queijo parmesão ralado; 2 gemas de ovo.

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, despeje em forminhas de papel, que devem ter sido colocadas dentro de forminhas de empada. Asse em forno quente, banho-maria, por cerca de 30 minutos.




Queijadinhas (sem queijo):
Ingredientes:
Do Recheio:
500 gr de açúcar em ponto bem forte; 1 côco ralado; 12 gemas.

Da Massa:
500 gr de farinha de trigo; 6 gemas; 1 colher, das de sopa, de manteiga; 1 cálice de vinho do Porto ou conhaque; Água morna.

Modo de Preparo:
Faça do doce de côco e guarde. Tome a farinha e amasse com os ovos, a manteiga, 1 cálice de vinho do Porto e água morna até a massa ficar em ponto de abrir folhado. Abra os pedaços e recorte rodelas apertando as pontas e dando o formato que quiser. Ponha uma colherinha de doce de côco em cada uma e leve a assar em tabuleiros, em forno regular.




Quindão Delicioso:
Ingredientes:
10 gemas; 2 ovos inteiros; 3 xícaras de açúcar; 3 xícaras de côco ralado (1 côco); 1 colher, das de sopa, de manteiga; 5 gotas de baunilha.

Modo de Preparo:
Bata todas as gemas, inclusive a dos 2 ovos, com o açúcar. A seguir misture o restante. Por fim bata as duas claras, que sobraram dos dois ovos, em neve. Misture agora as claras em neve e coloque numa forma untada e polvilhada com açúcar em banho maria. Forno médio e 1 hora para assar.




Quindins:
Ingredientes:
1/2 kg de açúcar; 15 gemas com as claras finas; 1 colher, das de sopa, cheia de manteiga; 1 côco grande ralado e a água do mesmo.

Modo de Preparo:
Misture muito bem todos os ingredientes, distribui forminhas próprias untadas com manteiga e polvilhadas com açúcar refinado. Asse em banho maria (forno regular). Desenforne mornos e depois de frios envolva em quadrados de celofane com as pontas voltadas para cima e presas de forma decorativa.




Rabanada a moda da Vovó:
Ingredientes:
1 pão para rabanada; 1 litro de leite; 8 ovos; Açúcar; Canela em pau; Canela em pó; Cravo da Índia; Erva-doce; Óleo para fritar.

Modo de Preparo:
Compre o pão de véspera. No dia seguinte corte o pão em fatias de 1 cm de espessura. Ferva o leite e deixa esfriar. Faça uma calda: uma xícara de açúcar (180 gr.), uma xícara de água (240 ml), 2 pedaços de canela em pau, 2 cravos da Índia e um punhadinho de erva-doce.
Num pirex fundo coloque o leite e a calda, vá molhando o pão (1 fatia de cada vez) e esprema levemente na palma das mãos, para tirar o excesso do leite. A seguir passe de ambos os lados, o pão, em ovos batidos inteiros e frite em óleo quente. Deixe dourar dos dois lados. Retire as rabanadas da frigideira e deixe-as escorrer bem. Passe-as no açúcar misturado com a canela em pó. Coloque-as em um prato com papel absorvente para retirar a gordura. Quando tiverem secas, coloque-as em uma travessa e sirva.

Obs: O segredo das rabanadas, consiste em ficarem empregnadas de leite e ovo, bem macias, úmidas e não encharcadas de óleo.




Sonhos:
Ingredientes:
1 colher, das de sopa, de banha; 1 xícara de farinha de trigo; 1 colher, das de chá, de sal; 1 colher, das de sobremesa, de fermento; 4 ovos; Açúcar; Canela; Doce para o recheio.

Modo de Preparo:
Ferve-se uma xícara d'água com uma colher de banha. Junta-se uma xícara de farinha de trigo e cozinha-se até formar um angú, que se despregue da panela. Neste angú uma vez frio, juntam-se uma colherinha de sal e uma colher de sobremesa de fermento.
Desmancha-se o angú com 4 ovos, 1 a 1 até ficar bem unido. Deixa-se descansar durante 1 hora.
Frita-se numa panela com bastante banha, não muito quente. Os bolinhos crescem muito, por isso deve-se usar uma colher de chá de massa para cada sonho. Recheiam-se com doce de sua preferência e polvilham-se com açúcar e canela.




Soufflé Maxim's:
Ingredientes:
100 gr de açúcar; 100 gr de chocolate em pó, amargo; 1/4 litro de leite; 40 gr de manteiga ou margarina; 1 colher, das de sopa, bem cheia de farinha de trigo; 3 ovos; Algumas gotas de essência de baunilha; 1 pitada de sal.

Modo de Preparo:
Prepare um creme de molho branco bem espesso: derreta a manteiga ou margarina numa panela e junte a farinha de trigo, mexendo bem. A seguir, acrescente o leite (fervente) aos poucos, continuando a mexer com uma colher de pau, e perfume com a essência de baunilha. Se usar manteiga, acrescente 1 pitada de sal, mas se usar margarina (que é levemente salgada), não será preciso.
Retire o creme ou molho branco do fogo (deverá apresentar-se bem espêsso), deixe esfriar um pouco e acrescente as gemas uma a uma (mexendo bem), o chocolate em pó e as 100 gr de açúcar (aumente a quantidade se preferir mais doce), até obter um creme homogêneo.
Bata as claras em neve bem firme e adicione-as à mistura com muito cuidado. Unte uma fôrma (de louça refratária ou pirex) com manteiga ou margarina e despeje a mistura. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por mais ou menos 45 minutos. Tenha o cuidado de não abrir-lo nos primeiros 20 minutos, para que o soufflé não caia. Certifique-se do cozimento com o teste do palito: espete o soufflé com o palito, que deverá sair bem sêco. Sirva bem quente. Se quiser, pode acompanhar com creme chantilly.
A elaboração deste soufflé é diferente da maneira habitual, mas o resultado é ótimo.




Strudel Especial:
Ingredientes:
Para Massa:
2 xícaras de farinha de trigo; 2 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1 colher, das de chá, de sal; 1/2 xícara de água.

Para o Recheio:
3 colheres, das de sopa, bem cheias de manteiga; 1/2 xícara de farinha de rosca; 3 maçãs descascadas e cortadas em fatias bem finas; 1 1/2 xícara de açúcar; 100 gr de uvas-passas (sem sementes); 1 colher, das de sopa, de canela em pó; 1 limão pequeno.

Para Cobertura:
2 gemas, açúcar e canela.

Modo de Preparo:
Primeira Etapa (Massa):
Peneire a farinha com o sal, junte a manteiga e a água, amasse muito bem, cubra e deixe descansar por uns 10 minutos. Feito isso, abra a massa (com o rolo) bem fina sobre mármore polvilhado com farinha. Depois de bem esticada, passe para um guardanapo ligeiramente úmido.

Segunda Etapa (Recheio):
Deite sobre as fatias de maçã (assim que cortadas) o suco de limão. Espalhe sobre toda a massa uma pasta homogênea feita com a manteiga e a farinha de rosca, cubra totalmente com as fatias de maçã e as passas; polvilhe com o açúcar misturado com a canela. Com o auxílio do guardanapo, enrole como rocambole. Coloque o Strudel em um tabuleiro untado, dobre as pontas para baixo, pincele a superfície com as gemas e polvilhe com açúcar e canela. Asse em forno moderado.




Soufflé de Baunilha:
Ingredientes:
1/2 litro de leite; 150 gr de açúcar; 60 gr de farinha de trigo; 50 gr de manteiga ou margarina; 4 ovos; Algumas gotas de baunilha; 30 gr de açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo:
Esquente o leite com 100 gr de açúcar e algumas gotas de baunilha. Unte a forma e polvilhe-a com o restante do açúcar.
Dissolva o restante da manteiga ou margarina com a farinha de trigo, acrescente o leite lentamente, sem parar de mexer. Cozinhe por 5 minutos, coloque numa vasilha e deixe esfriar. Adicione as gemas, uma a uma. Acrescente as claras batidas em neve, mexendo lentamente. Leve ao forno brando durante 30 minutos, depois aumente gradativamente a temperatura. O forno deverá estar bem quente nos últimos 8 minutos. Polvilhe o soufflé com o açúcar de confeiteiro e sirva-o logo.




Tâmaras Recheadas:
Ingredientes:
175 gr de marzipã; Corante verde para alimentos; 1 caixa de tâmaras; Um pouco de açúcar de confeiteiro; Açúcar granulado para o acabamento.

Modo de Preparo:
Amasse o marzipã, até torná-lo macio. Adicione algumas gotas do corante e continue a amassar, até distribuir a cor.
Com uma faca afiada, corte a parte de cima de cada tâmara e retire cuidadosamente o caroço. Enrole o marzipã em uma superfície levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro, formando um rolo comprido. Corte 24 pedaços e encha cada tâmara com o marzipã. Passe as tâmaras no açúcar e guarde na geladeira até o momento de servir.




Trufas de Avelã:
Ingredientes:
50 gr de avelã sem casca; 25 gr de farelo de bolo; 3 colheres, das de sopa, de açúcar de confeiteiro; 2 colheres, das de sopa, de cacau em pó; 2 colheres, das de sopa, de creme de leite; 2 colheres, das de sopa, de manteiga derretida; 2 colheres, das de sopa, de rum; 50 gr de chocolate escuro.

Modo de Preparo:
Rale as avelãs ou triture-as no liquidificador. Misture-as com farelo de bolo, açúcar de confeiteiro e cacau em pó. Acrescente o creme de leite, a manteiga e o rum e misture até formar uma pasta.
Molde a massa em forma de bolas e refrigere por 30 minutos, até firmarem.
Derreta o chocolate em banho-maria e despeje um pouco sobre cada "trufa". Deixe na geledeira por cerca de 15 minutos, até firmarem.