Make your own free website on Tripod.com
Bebidas

  Batida de Côco
  Batida de Pêssego
  Caipirinha de Limão
  Licor de Aniz
  Licor de Cacau
  Licor de Cerejas
  Licor de Jabuticaba 1
  Licor de Jabuticaba 2
  Licor de Jenipapo
  Meia de Seda
  Quentão
  Sangria
  Xarope de Açúcar para Licores - Receita Básica





Batida de Côco:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado; 1 vidro de leite de côco; 1 lata, das de leite condensado, de pinga gelo.

Modo de Preparo:
Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Basta agora servir.




Batida de Pêssego:
Ingredientes:
1 garrafa de champanha; 1 lata de pêssego em calda; 1 lata de leite condensado.

Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador. Basta agora servir.




Caipirinha de Limão:
Ingredientes:
½ limão com casca; 01 cálice de cachaça; 01 colher (sobremesa) de açúcar.

Modo de Preparo:
Esmagar o limão misturado com o açúcar. Juntar a cachaça. Adicionar gelo picado a gosto. Servir em copinhos. Para maior quantidade, bater no liquidificador.




Licor de Aniz:
Ingredientes:
1 garrafa de álcool de 20 graus; 500 gr de açúcar refinado; 20 gotas de essência de aniz.

Modo de Preparo:
Mistura-se bem tudo num vidro de boca larga, até desmanchar o açúcar, depois se filtra.




Licor de Cacau:
Ingredientes:
500 gr de açúcar; 500 ml de água; 1 fava de baunilha picada; 350 ml de álcool de cereais (40 graus); 200 gr de cacau em pó.

Modo de Preparo:
Numa panela de ágata coloque o açúcar, a água e a fava de baunilha e ferva por 20 minutos em fogo médio para fazer o xarope. Retire do fogo e ainda quente coloque o cacau. Mexa bem com uma colher de pau. Quando esfriar acrescente o álcool. Deixe em maceração por período de 8 a 10 dias. Depois clarifique, filtre e engarrafe, fechando muito bem. Deixe envelhecer por 6 meses antes de servir.




Licor de Cerejas:
Ingredientes:
1 kg de cerejas; 1 litro de álcool de cereais (60 graus); 1/2 limão (suco); 1200 ml de xarope de açúcar (vide receita básica de xarope de açúcar).

Modo de Preparo:
Lave muito bem as cerejas, descasque-as e passe a polpa na peneira. Coloque num recipiente de vidro ou louça, acrescente o xarope e o suco de limão. Misture bem com uma colher de pau e deixe descansar por uma noite. Coe e junte o álcool. Guarde em um recipiente de vidro hermeticamente fechado durante 15 dias, agitando a cada 5 dias. Após esse período filtre novamente, engarrafe e deixe envelhecer no mínimo 6 meses.




Licor de Jabuticaba 1:
Ingredientes:
1 kg de jabuticabas; 1 kg de açúcar; 1 litro de cachaça comum, canela, 2 cravos, 2 bons pedaços de carvão.

Modo de Preparo:
Lave muito bem as jabuticabas e deixe escorrer. Com uma faca bem afiada, faça leves cortes nas cascas, evitando esmagar o fruto. Coloque numa vasilha de vidro ou louça uma camada de jabuticaba e uma de açúcar, alternadas para que elas fiquem totalmente envoltas no açúcar. Acrescente a cachaça, a canela, o cravo e o carvão.Tampe bem e deixe tudo por quinze dias mais ou menos, mexendo diariamente com uma colher de pau. . Quando você verificar que o açúcar está completamente dissolvido, o licor pode ser filtrado e engarrafado. Se possível deixe envelhecer por mais de 3 meses.




Licor de Jabuticaba 2:
Ingredientes:
1 kg de jabuticabas 1 garrafa de cachaça comum 1/2 garrafa de água 750 g de açúcar canela 2 cravos 2 pedaços e carvão

Modo de Preparo:
Esmague bem as jabuticabas, ponha-as num boião de vidro e junte-lhes a canela, o cravo, a cachaça e o carvão. Tampe bem e deixe tudo por quinze dias mais ou menos, mexendo diariamente com uma colher de pau. No decimo terceiro dia, acrescente o açúcar e a água, misture-os bem e tampe novamente o boião.. No dia seguinte, coe o licor num guardanapo de papel ou tecido por diversas vezes.




Licor de Jenipapo:
Ingredientes:
5 jenipapos; 1 litro de álcool de cereais (60 graus); 700 ml de xarope de açúcar (vide receita básica de xarope de açúcar); 2 favas de baunilha.

Modo de Preparo:
Descasque os jenipapos, tire as sementes, corte em pedaços, ponha junto com a baunilha triturada num recipiente de vidro ou louça e acrescente o álcool. Cubra com um pano, deixe-o de 3 a 5 dias em maceração. Passado esse tempo, coe num pano, acrescente o xarope e coloque num recipiente para decantar (consiste em deixer por várias horas ou tempo suficiente para que as partículas suspensas se depositem no fundo do recipiente) de um dia para o outro. Sem movimentar o recipiente (para evitar que o depósito formado no fundo se misture com o líquido novamente) retire o líquido com um sifão, engarrafe, feche hermeticamente o frasco e deixe descansar por mais de 3 meses.




Meia de Seda:
Ingredientes:
1 lata de leite condensado; 1 litro de leite de vaca; 1 copo de licor de cacau; 1/2 garrafa de guaraná; 1 cálice de pinga ou gim.

Modo de Preparo:
Ponha tudo no liquidificador e bata. Leve para geladeira e depois sirva.




Quentão:
Ingredientes:
3 1/2 copos de aguardente de boa qualidade; 1 1/2 copo de água; 1 pedaço regular de gengibre cortado em pedaços; 2 limões pequenos; 1 pedaço de noz-moscada; 1 cravo-da-índia; 2 a 3 pedaços de canela em casca; Açúcar a gosto.

Modo de Preparo:
Ponha em um caldeirão, de preferência de barro louçado, a aguardente, os limões cortados em rodelas finas e sem as sementes, o gengibre, o cravo, a canela e a noz-moscada. Junte o açúcar a gosto, mexa bem e leve ao fogo. Assim que levantar fervura, diminua o fogo ao mínimo e vá servindo o quentão em seguida, em canequinhas ou xícaras de louça.




Sangria:
Ingredientes:
1/2 copo de açúcar; 1/2 copo de vermute; 1/2 copo de gim; 1 copo de pêssego em calda picado; 1/2 copo de maçã picada; 1 garrafa de soda limonada; 1 garrafa de vinho tinto; Rodelas de limão; Cubos de gelo.

Modo de Preparo:
Ponha tudo numa jarra de vidro e mexa muito bem. Depois basta servir.




Xarope de Açúcar para Licores - Receita Básica:
Ingredientes:
1 litro de água; 720 gr de açúcar.

Modo de Preparo:
Numa panela de ágata coloque 1 litro de água e 720 gr de açúcar, ferva até 20 minutos. Engarrafe.